Seminário em Vitória vai debater ações para erradicação do trabalho infantil
Além do seminário, as equipes da Semas Vitória realizarão mais ações públicas: Na quarta-feira (21), às 9 horas"Trabalho infantil: aspectos atuais da violação e seus enfrentamentos". Com base na reflexão sobre este tema a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, convida e recebe representantes de todos os municípios da região metropolitana da Grande Vitória para o IV Seminário Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Região Metropolitana.
O seminário será realizado nesta terça-feira (20), das 8 às 17 horas, no auditório do Sebrae, localizado na Praia do Suá. A abertura será feita por usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Haverá apresentação do artigo "A articulação regional: O Peti e a rede da região metropolitana de Vitória", feita pela assistente social e coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) de Vila Velha, Nathalia Polezi Dalmasio.
Na programação, também, apresentação sobre a importância da referência Peti nos municípios; divulgação do artigo "O serviço especializado em Abordagem Social e os desafios para o enfrentamento ao trabalho infantil no município de Vitória", que será feita pela assistente social do Serviço de Abordagem Social de Vitória (Seas), Simone Alves de Souza, entre outras palestras e atividades.
A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Semas, Fabíola Calazans, destacou que a realização do seminário é mais uma forma de chamar atenção da sociedade para o problema. "Precisamos combater para deixar as crianças serem crianças. Temos que nos unir para garantir que crianças e adolescentes desenvolvam suas potencialidades físicas, mentais e possam crescer em segurança", disse.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz fez questão de enfatizar: "não é só a Secretaria de Assistência Social que é responsável pelas nossas crianças e adolescentes. Todas as secretarias também o são. Todas com suas especificidades e atribuições também devem reforçar o envolvimento das diversas políticas públicas para prevenir, identificar e intervir, para que crianças e adolescentes saiam dessa condição de exploração e trabalho infantil", disse ela.
Além do seminário, as equipes da Semas Vitória realizarão mais ações públicas: Na quarta-feira (21/06/2023), às 9 horas, na Feira Livre de Itararé, será realizada ação educativa e de combate ao trabalho infantil com distribuição de folders aos feirantes e aos munícipes. No sábado (24), trabalhadores da Semas estarão às 9 horas, na Feira Livre de Maria Ortiz.
Portal SBN