São Mateus mobiliza obras emergenciais em Guriri para combater alagamentos
Prefeitura atua com manilhas, valas e dragobombas após decreto de calamidade pública
Nesta segunda-feira (02/06/2025), a Prefeitura de São Mateus iniciou uma frente de obras emergenciais no balneário de Guriri, área bastante atingida pelas fortes chuvas recentes. A iniciativa reúne equipes da Secretaria de Obras, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Defesa Social, buscando reduzir os alagamentos e garantir o acesso das pessoas às suas casas.
As intervenções incluem a instalação de manilhas para melhorar a passagem das águas pelas ruas, abertura de valas para escoamento e o uso de dragobombas cedidas por uma empresa parceira, que aceleram a drenagem das áreas mais críticas. Segundo o secretário de Obras, Webster Wandel, “todos os equipamentos disponíveis da secretaria”, além de maquinários cedidos pela Secretaria de Agricultura. “Estamos atuando nos pontos mais críticos para garantir o acesso dos moradores e facilitar a drenagem das águas acumuladas”, afirmou.
Desde o decreto de calamidade pública, assinado devido aos danos acumulados, a Prefeitura tem mais agilidade para contratar serviços emergenciais e direcionar recursos para as ações. O SAAE contribui com apoio técnico e mão de obra especializada, garantindo que os esforços também atendam a necessidades futuras de saneamento e drenagem na região.
Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias