Ricardo Ferraço abre oficialmente a safra capixaba de café arábica

O vice-governador Ricardo Ferraço participou, na última quinta-feira (22/05/2025), da abertura oficial da safra capixaba de café arábica, em Venda Nova do Imigrante, na região das montanhas. O evento técnico foi realizado na propriedade do agricultor Florindo Avanci, na comunidade de São Roque, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades.
“Celebrar a colheita é uma forma de agradecer e renovar as esperanças”, afirmou Ferraço, destacando que os bons preços remuneram com justiça os produtores e garantem qualidade de vida para milhares de famílias. “O café em alta significa também desenvolvimento social na veia”, completou.
O Espírito Santo é o terceiro maior produtor nacional de café arábica, com estimativa de 3,3 milhões de sacas de 60 quilos para 2025, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área cultivada chega a 121,6 mil hectares, com produtividade média de 27,1 sacas por hectare.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, reforçou o protagonismo da cafeicultura capixaba, enquanto o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel, anunciou a validação de novas cultivares, mais produtivas e resistentes à bienalidade — alternância natural entre safras altas e baixas.
A programação destacou ainda a importância da irrigação como estratégia para garantir regularidade na produção e adaptação às mudanças climáticas, tema abordado pelo extensionista do Incaper, Caio Louzada Martins.
O evento foi encerrado com uma colheita simbólica, marcando oficialmente o início da safra nas mais de 26 mil propriedades produtoras de arábica no Espírito Santo.