Rádio Espírito Santo inaugura sinal em FM
A mudança foi operada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, que acionou o transmissor instalado no Morro da Fonte Grande.O dia 27 de setembro de 2023 é, sem dúvida, um dia histórico para a Comunicação Pública no Espírito Santo, marcando uma mudança significativa na forma como a Rádio Espírito Santo opera e serve à comunidade capixaba. A migração da AM para a frequência FM na modulação de 89.1 Megahertz é um passo importante para modernizar e melhorar a qualidade da radiodifusão da emissora.
A Rádio Espírito Santo, primeira emissora de radiodifusão do Estado, há 83 anos no ar, muda para o espectro FM e passa a operar na frequência modulada 89.1 Megahertz.
O envolvimento direto do governador do Estado, Renato Casagrande, ao operar o transmissor no Morro da Fonte Grande e conceder uma entrevista nos estúdios da rádio logo após a migração, destaca o compromisso do governo com a Comunicação Pública e seu papel vital na disseminação de informações, cultura e entretenimento para a população.
A reestruturação da comunicação pública do Estado, incluindo investimentos substanciais na infraestrutura tecnológica das emissoras públicas de rádio e TV, é um passo importante para fortalecer o acesso à educação e ao conhecimento, além de promover a identidade capixaba com transparência e isenção.
A migração para a frequência FM não apenas melhora a qualidade do som, mas também amplia a acessibilidade aos ouvintes, permitindo que mais pessoas desfrutem da programação em seus carros, celulares e computadores.
Além disso, as perspectivas de futuro, como festivais de música, conteúdos em podcast e a integração com o Centro Cultural Carmélia, prometem enriquecer ainda mais a experiência dos ouvintes e fortalecer a missão da Rádio Espírito Santo como uma fonte confiável de informação e entretenimento no Estado.
Benefícios para o ouvinte
A migração inaugura uma nova época na história da emissora, e é fundamental para o fortalecimento e a ampliação da presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, garantindo assim o acesso dos capixabas aos conteúdos produzidos em alta qualidade, seguindo no propósito de levar a melhor programação de música, esporte e notícia, sendo cada vez mais a “Companheira de Todas as Horas” de seu público fiel.
“Estar em FM representa um marco para a radiodifusão do Espírito Santo, pois estamos falando da Rádio Espírito Santo, uma emissora pública, a emissora mais tradicional do Estado, que está cada vez mais moderna. Teremos mais qualidade de som e, além disso, a Rádio poderá ser ouvida em aparelhos celulares sem consumir banda de internet. Boa parte dos celulares já têm FM nativo, e esse é um ganho maravilhoso”, pontuou o diretor da Rádio Espírito Santo, Saul Josias.
Outra vantagem é que a migração para FM abre um leque de possibilidades, já previstas na reestruturação das emissoras públicas dos capixabas. “Em breve, a Rádio Espírito Santo estará apta a realizar festivais de música, fomentando o mercado autoral, valorizando as produções artísticas e estimulando a formação de público. Além disso, poderá produzir conteúdos extras, inclusive em podcasts. Quando o Carmélia estiver pronto, a rádio e a TVE estarão integradas, e tudo isso mantendo a melhor programação de música, esporte e notícias”, adiantou Pontini.
Ao sintonizar a frequência 89,1, o ouvinte terá acesso a música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise que a rádio mais tradicional que o Espírito Santo possui, com ainda mais qualidade.
Portal SBN