Prefeitura de Jaguaré prioriza humanização no transporte da Saúde
Prefeitura de Jaguaré prioriza humanização no transporte da SaúdePrioridade para atendimento nos serviços da Central de Regulação/AMA é para quem tem mais necessidade; em dois anos, atendimentos aumentaram quase 100% e Prefeitura busca mais qualidade e humanização na oferta do serviço
Para oferecer cada vez mais qualidade e humanização nos serviços de transporte da saúde em Jaguaré, a Secretaria Municipal de Saúde busca periodicamente estabelecer melhores e mais eficientes maneiras de atender à população. Nesse sentido, nesta segunda-feira, 13, a secretária de Saúde, Itatiane Lana, realizou reunião para ajustes de procedimentos com os servidores da Central Municipal de Regulação/AMA.
O aumento da demanda pelo transporte (saltou de 1.905 em 2020 para 3.903 em 2022) para os diversos locais de consultas e exames fora do município exige, segundo Itatiane, aprimoramento constante dos servidores. “O que pretendemos é identificar os pontos do serviço que podem ser melhorados. A equipe do AMA realiza um trabalho excelente, mas, não nos acomodamos e buscamos sempre melhor atender observando as melhores práticas e obedecendo, em especial, o princípio da equidade do SUS”, destacou Itatiane.
Mais para quem tem menos
O Sistema Único de Saúde – SUS possui dois princípios fundamentais: universalidade e equidade. Por universalidade se entende que todos os serviços prestados pelo sistema atendam a todos, sem distinção. Equidade refere-se ao atendimento às pessoas de acordo com suas necessidades. Oferecer mais a quem mais precisa e o suficiente a quem requer menos cuidados.
A nova e humanizada fase do AMA oferece serviços com mais facilidade. O atendimento é prioritário para gestantes e lactantes e possui recepcionistas exclusivas para a emissão de passagens. E, desde o ano passado, os pacientes que se deslocam para viagens longas recebem um kit lanche.
Para usar o transporte do AMA, é preciso agendar tendo em mãos o cartão do SUS (ou outra forma de identificação), comprovar que é morador de Jaguaré e apresentar o comprovante de agendamento da UBS. O serviço funciona na Rua Ângelo Brioschi, S/N, no Centro, entre 07 e 16 horas. Pacientes acima de 60 anos, ou que possuam alguma necessidade especial e menores de idade precisam viajar com acompanhante. Para embarque em Água Limpa, o AMA estabeleceu um ponto de referência próximo ao Bar do Grilo. Mais informações pelo número 3769-1811.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS