Piloto capixaba faz história com vitória inédita na Copa Truck

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Piloto capixaba faz história com vitória inédita na Copa Truck

Automobilismo - Copa Truck

O capixaba Hugo Cibien escreveu seu nome na história do automobilismo mundial no último sábado (12/07/2025) ao vencer a primeira corrida noturna já realizada pela Copa Truck, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A conquista inédita também marcou sua primeira vitória na competição, reforçando o protagonismo de um piloto que conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), da Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo (Sesport).

Cibien largou da pole position e liderou a prova de ponta a ponta e a vitória foi decidida nos detalhes: ele cruzou a linha de chegada com apenas 0,329s de vantagem sobre Rafa Lopes, enquanto Arthur Scherer chegou colado em terceiro, apenas 0,052s atrás. “Fiz história duas vezes: sendo o primeiro capixaba a vencer e ganhando uma prova noturna. Não foi fácil, principalmente com a pressão do Scherer nas voltas finais, mas consegui segurar ‘na unha’ e deu tudo certo”, comemorou o piloto.

O resultado se torna ainda mais impressionante ao considerar os desafios que antecederam a etapa. O caminhão de Cibien havia sofrido uma quebra na corrida anterior, em Tarumã (SP), e precisou ser remontado às pressas, sem tempo para testes. Apesar disso, ele mostrou desempenho sólido nos treinos e dominou uma corrida marcada por disputas intensas e presença do safety car.

No domingo (13/07/2025), na segunda corrida da etapa, o capixaba largou da oitava posição, mas teve que frear bruscamente logo na largada para evitar um acidente, caindo para o 40º lugar. Numa impressionante corrida de recuperação, cruzou a linha em quinto na categoria Elite. Uma punição de dez segundos, no entanto, o rebaixou para o sexto lugar.

O apoio da LIEC tem sido fundamental para ajudar atletas como Hugo Cibien. Criada pelo Governo do Estado, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba permite a captação de recursos via ICMS junto a empresas instaladas no Espírito Santo, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento esportivo em diversas modalidades. A lei abrange desde ações de participação e lazer até o esporte de alto rendimento.

Portal SBN

Últimas da Bahia

Veja Mais +