País africano decreta feriado e lota estádio para receber seu 1º campeão olímpico

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

País africano decreta feriado e lota estádio para receber seu 1º campeão olímpico

Esporte, Mundo - Olimpíadas 2024

Letsile Tebogo é uma celebridade em Botswana. Responsável por conquistar o primeiro ouro do país em Olimpíadas, com vitória nos 200m do atletismo, o velocista retornou de Paris nesta terça-feira (13/8) e foi recebido com muita festa. Depois de o presidente Mokgweetsi Masisi decretar feriado na parte da tarde, fãs encontraram o atleta já no desembarque em aeroporto da capital, Gaborone. Cerca de 30 mil pessoas ainda lotaram as arquibancadas do Estádio Nacional para celebrar o medalhista, que agradeceu o carinho da multidão.

País africano decreta feriado e lota estádio para receber seu 1º campeão olímpicoNa final dos 200m, disputada na última quinta-feira (8/8), Tebogo, de 21 anos, bateu o recorde africano, com tempo de 19s46. Ele deixou para trás dois americanos: Kenneth Bednarek, dono da prata, e Noah Lyles, campeão dos 100m rasos, que levou o bronze. A medalha do botswano foi apenas a segunda de um país da África na prova em Olimpíadas – Frankie Fredericks, da Namíbia, tinha terminado em segundo lugar em Atlanta 1996.

Como se o ouro nos 200m não fosse suficiente, Tebogo esteve no outro pódio conquistado por Botswana nos Jogos de Paris. Ele integrou a equipe do revezamento 4x400m, que faturou a prata, só atrás dos Estados Unidos.
 
Com as duas conquistas na edição deste ano, Botswana dobrou o número de medalhas em Olimpíadas. O país tinha ganhado duas anteriormente: a prata de Nijel Amos nos 800m de Londres 2012 e o bronze do revezamento 4x400m em Tóquio 2020 (ainda sem Tebogo na equipe).

PORTAL  SBN
 

Últimas da Bahia

Veja Mais +