Os alimentos que fazem as meninas menstruarem mais cedo
Nossas avós menstruaram aos 16 anos. Nossas mães aos 13 anos e agora as filhas têm sua primeira menarca aos 10 anos de idade. A antecipação do ciclo menstrual está ligada a ingestão de certos alimentos que, ao serem consumidos em excesso, influenciam a puberdade precoce entre as meninas. Açúcar, biscoito recheado e batata frita são os vilões dessa condição hormonal.
“Os biscoitos recheados e as batatas fritas industrializadas são ricas em gorduras trans. O problema é que essas gorduras levam o organismo a resistir à insulina elevando os níveis da insulina no sangue. Esse processo estimula os ovários a produzirem mais estrogênio acelerando o início da puberdade”, explicou a endocrinologista e pós graduada em Nutrologia, Gisele Lorenzoni.
O consumo do açúcar, por sua vez, está associado ao ganho de peso e à obesidade. A gordura corporal, especialmente a visceral, é metabolicamente ativa e pode produzir hormônios como a leptina e o estrogênio. “O aumento da gordura corporal e dos níveis de leptina pode sinalizar ao corpo que ele está pronto para a reprodução, iniciando a puberdade mais cedo”, contou a médica.
Diante disso, Gisele Lorenzoni alerta para a necessidade de desenvolver uma alimentação saudável desde a primeira infância. “Nosso hábito alimentar é aprendido. Meninas não nascem pedindo para comer biscoito recheado. Isso foi oferecido a ela em algum momento. Então cabe aos responsáveis disponibilizar frutas, verduras, legumes e etc. Quanto mais natural, mais saudável”, orientou a endocrinologista.
PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS