Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Vida saudável: Conheça as principais vitaminas e suas funções no seu organismo

Vida saudável: Conheça as principais vitaminas e suas funções no seu organismo
21 maio 09:07 2019 Imprimir notícia
Alimentação

Quer ter hábitos de vida mais saudáveis? Você precisa inserir as vitaminas na sua alimentação. Elas são micronutrientes essenciais para o nosso crescimento, desenvolvimento, metabolismo e bem-estar físico e mental. As vitaminas podem ser encontradas nos alimentos de origem vegetal (verduras, legumes e frutas), e de origem animal, como carnes e ovos.

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, hidrossolúveis ou lipossolúveis, com base na solubilidade. As lipossolúveis dissolvem em gordura, ou seja, depende da presença de boas fontes de gorduras (azeite extra virgem, óleo de coco) para serem absorvidas no intestino e posteriormente serem transportadas pela circulação linfática. Já as vitaminas hidrossolúveis são facilmente absorvidas e se dissolvem em água.

A Mundo Verde preparou uma lista com a função das vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis no nosso organismo. Confira:

Vitaminas lipossolúveis

Vitamina A

Importante para a saúde da nossa pele e visão, protege o aparelho respiratório, digestivo e urinário, além de aumentar a resistência a infecções e acelerar a cicatrização de feridas. Encontramos vitamina A nos seguintes alimentos: fígado orgânico, leite integral, manteiga, pimentão gema de ovo, salmão e outros peixes de água fria, cenoura, abóbora, mamão, laranja e verduras em geral.

Vitamina D

Responsável por fixar o cálcio e o fósforo em dentes e ossos, ajudar na coagulação sanguínea, além de favorecer a imunidade. A vitamina D pode ser sintetizada pela pele, por meio da exposição solar ou ser obtida através dos seguintes alimentos: óleo de fígado de peixes, manteiga, gema de ovo e leite.

Vitamina E

Possui potente ação antioxidante, aumenta a absorção de vitamina A, além de proteger as células do sangue (hemácias), ela é essencial para a implantação e para o desenvolvimento da placenta, além de impedir a agregação das plaquetas. Boas fontes de vitamina E são o gérmen de trigo, nozes, amendoim, carnes, óleo e gema de ovo.

Vitamina K

Importante para a coagulação sanguínea adequada e também é necessária para a saúde dos ossos, pois ela participa na fixação de cálcio. Encontramos vitamina K no fígado orgânico, verduras, óleos vegetais e ovo.

Vitaminas hidrossolúveis

Vitamina C

Ação antioxidante, ajuda na absorção do ferro não heme (de origem vegetal), aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos, além de estimular a produção de colágeno evitando o envelhecimento da pele e proporcionando resistência aos ossos. Os alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi), mamão, goiaba, caju e vegetais frescos, como alface, agrião, tomate e espinafre.

Vitamina B1 (tiamina)

Importante para o metabolismo dos carboidratos e para o sistema nervoso, além de favorecer a absorção de oxigênio pelo nosso cérebro, pois participa na formação da bainha de mielina que torneia as fibras nervosas e permite a mensagem entre os nervos. Pode ser encontrada em alimentos como a carne de porco, cereais integrais, lentilha, miúdos, nozes e soja são alimentos ricos em vitamina B1.

Vitamina B2 (riboflavina)

Conserva os tecidos do corpo, além de proteger os atletas contra o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres que também são gerados durante a atividade física. As vísceras orgânicas, verduras, especialmente o brócolis, leite e derivados são fontes de vitamina B2.

Vitamina B3 (niacina)

Contribui para a formação de energia. Encontramos vitamina B3 no levedo de cerveja, fígado orgânico, coração, rim, ovo e cereais integrais.

Vitamina B5 (ácido pantotênico)

É essencial para o metabolismo de energia. As fontes de vitamina B5 são o fígado orgânico, carnes, rim, gema de ovo, trigo integral, brócolis e batata

Vitamina B6 (piridoxina)

Importante para o metabolismo de proteínas, bem como para o sistema imunológico e nervoso, além de ser essencial para a produção de glóbulos vermelhos. Encontramos boas fontes de piridoxina no fígado orgânico, carnes de boi e de porco, levedo de cerveja e cereais integrais.

Vitamina B7 (biotina)

Fundamental para a obtenção de energia, além de ser conhecida como a vitamina para queda de cabelo, uma vez que é essencial para o correto crescimento dos fios e prevenção da queda. O fígado e rim de boi orgânicos, gema de ovo, batata, amendoim e banana são boas fontes de vitamina B7.

Vitamina B9 (ácido fólico)

Essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do nosso sangue e essencial para gestantes pois ajuda no fechamento do tubo neural. Temos vitamina B9 no fígado orgânico, carnes, leguminosas, vegetais de folhas escuras, melão e banana.

Vitamina B12 (cobalamina)

Contribui para a formação dos glóbulos vermelhos e para a síntese do ácido nucléico. Além disso, ela é muito importante para a barrinha de mielina, pois sua ausência causa um desgaste chamado de desmielinização, podendo provocar a morte dos neurônios. Fígado e rim de boi, ovo, peixe e ostra são fontes importantes de vitamina B12.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES PORTAL IBAHIA

Deixe seu comentário