Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Vereadores aprovam projeto que institui a semana municipal da pessoa com deficiência

Vereadores aprovam projeto que institui a semana municipal da pessoa com deficiência
12 junho 16:13 2019 Imprimir notícia
Política

A Câmara de São Mateus aprovou por unanimidade em turno único, na sessão ordinária desta terça-feira (11/06), o Projeto de Lei nº 025/2019 que institui no calendário oficial do município a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de autoria do vereador Jorge Recla, presidente do Legislativo.

A data será celebrada todo ano, de 21 a 28 de agosto, cabendo às secretarias de Saúde e Educação firmar parcerias com outras secretarias municipais, autarquias, associações, ONGs, conselhos, entidades assistenciais e organizações ligadas ao tema para a realização das campanhas e atividades inerentes a esta Lei.

“Sabemos que as pessoas com deficiência possuem muitas potencialidades que, na maioria das vezes, não são reconhecidas. Esta Lei visa a uniformizar as ações, aproximando ainda mais o poder público com as entidades e a comunidade de modo geral, promovendo a inclusão social, combatendo o preconceito e a discriminação”, justificou Jorginho.

ACESSIBILIDADE

Na mesma reunião, o parlamento recebeu na Tribuna Popular o mateense Paulo Roberto Martins, que falou sobre as barreiras de acessibilidade e mobilidade urbana nas ruas e avenidas de São Mateus. Portador de limitação nas pernas, Paulo pediu intervenção nas calçadas para idosos e deficientes trafegarem com mais segurança.

“É preciso fazer valer o código de postura, infelizmente nossas calçadas são horríveis, inclinadas. É ruim até para quem tem pernas boas andar, imagine quem tem limitação. Falam que é calçada cidadã, mas colocam cerâmica, granito e mármore, fica muito escorregadio. Quando chove é um perigo. Em Guriri, a gente tem que disputar espaço com os bares, que invadiram as calçadas.”, disse.

TRANSPORTE

O convidado solicitou mais acesso também no transporte público. “Os elevadores nos ônibus não atendem os deficientes com muleta. É uma dificuldade para nós.

Paulo sugeriu aos parlamentares que conheçam o Projeto Mão na Roda, implantado em Vitória, voltado para atender os deficientes.

“Poderia ser ampliado para a nossa cidade”, concluiu.

TRANSPORTE ESCOLAR

Ajalírio Caldeira alertou para o risco de haver paralisação no transporte escolar do município por atraso, segundo ele, no pagamento aos prestadores de serviço.

“Fui abordado duas vezes esta semana por pequenos proprietários de ônibus escolares, dizendo que não recebem há três meses, que falta dinheiro para colocar combustível. A gente não quer paralisação, vai prejudicar os alunos. Que os responsáveis resolvam a situação.

PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Deixe seu comentário