Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Startup desperta empreendedorismo em jovens de escola em Vila Velha

Startup desperta empreendedorismo em jovens de escola em Vila Velha
06 agosto 10:09 2019 Imprimir notícia
Educação

Um projeto de aplicativo foi desenvolvido pelos alunos como solução para reduzir o consumo de energia elétrica

Um grupo de adolescentes dispostos a pensar fora da caixa e buscar soluções para as suas comunidades com ideias de aplicativos que podem impactar a economia e meio ambiente locais, conquistaram um ótimo resultado. Em dois meses de trabalho e estudos, 15 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ormanda Gonçalves, de Vila Velha, toparam participar do Programa JA StartUP, realizado pela Fundação Otacílio Coser (FOCO) e a Junior Achievement Espírito Santo (JAES). Na última quarta-feira (31), foi realizada a demonstração do projeto.

O diretor da Escola, João Pereira dos Santos, falou sobre o orgulho pelos alunos terem ido além das soluções sugeridas para problemas sociais da comunidade. "Eles representaram nossa escola com muita garra", disse. No universo de inovação e startups, a demonstração marcou o encerramento do projeto e apresentação da startup aos avaliadores e possíveis apoiadores.

Durante o evento, foram apresentados cincos projetos. A equipe vencedora foi a ‘Repense’, formada pelos alunos Alison Oliveira, Isaac Viana Carrafa Soares, Rariane Delpupo Vieira e Vanderlei Costa dos Santos, com mentoria de Hiatha Anderson, publicitário especialista em Inovação. No projeto, os jovens pensaram em soluções para reduzir o consumo de energia elétrica nas residências, para isso desenvolveram a ideia do aplicativo Repense - com informações detalhadas sobre consumo, descrição das taxas cobradas na conta da concessionária e dicas de redução do consumo elétrico domiciliar.

Para o estudante Isaac, de 17 anos, integrante do time vencedor, o JA StartUP foi uma oportunidade de conhecimento muito especial. "Foi uma caminhada muito difícil, mas aprendemos a ter perseverança e buscar sempre dar o nosso melhor. Eu sempre gostei de economia e, depois de aprender com o programa, acho que vou seguir esta carreira, focando em inovação", disse.

As ideias apresentadas pelos participantes do JA Start UP foram desenhadas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas organizadas pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), visando à promoção do desenvolvimento sustentável com foco nos seres humanos e na proteção do meio ambiente.

O membro do conselho de administração do Grupo Coimex, Otacílio Coser Filho, prestigiou o evento e destacou a importância do empreendedorismo para a construção de uma sociedade melhor. "A solução está em nossas mãos e é necessário dar aos jovens a oportunidade de desenvolver o empreendedorismo", disse. Já o diretor de Negócios do Bandes, Luiz Fernando Mello Leitão, reforçou a necessidade dos investimentos em inovação para a economia.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ SEDU 

Deixe seu comentário