Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Profissionais da Educação participarão de ‘Formação Google’

Profissionais da Educação participarão de ‘Formação Google’
16 setembro 17:44 2019 Imprimir notícia
Educação

A ação formativa acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório da Sedu, em Vitória.

Os profissionais da Unidade Central da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e das Superintendências Regionais de Educação (SRE) participarão da “Formação Google”. Com 50 horas de carga horária, a formação acontece na quinta (19) e sexta-feira (20), no auditório da Secretaria, em Vitória e está dividida em duas etapas: a parte presencial e a parte on-line. O objetivo do curso é desenvolver as habilidades necessárias ao manejo das ferramentas do “Google App for Education” pela equipe formadora da Sedu.

O suporte oferecido pelos aplicativos do Google à prática docente, aos estudantes e a todo processo educacional, apresenta uma nova forma de pensar o próprio espaço da escola. A plataforma G Suite for Education disponibiliza várias ferramentas educacionais que possibilitam alternativas de estudos para os alunos e à realização de projetos escolares, com currículo flexível e integração de tecnologias digitais.

A ferramenta permite a elaboração de tarefas utilizando a agenda, a realização de exercícios e a correção de trabalhos no próprio ambiente virtual de aprendizagem. Alguns dos aplicativos disponibilizados são: Google Classroom, Google documentos, Google planilha, Google apresentações, Google sites, Google formulário, Gmail, Google agenda e Google Drive, por exemplo.

A estrutura dos aplicativos é baseada em Cloud Computing (Computação em nuvem), o que permite que todos conectem-se e trabalhem, individual ou de forma compartilhada, em qualquer tempo, lugar e a partir de qualquer dispositivo com conexão com a internet. Isso porque, alguns aplicativos apresentam recursos como a edição simultânea, permitindo que vários alunos participem, ao mesmo tempo, da criação de documentos, colaborativamente, em um ambiente que possibilite pensar a gestão do conhecimento, com espaço ilimitado de armazenamento na nuvem.

A assessora especial de Tecnologia Educacional da Sedu, Carmem Lúcia Prata falou sobre a importância da formação para os gestores da educação no Estado.

“Diante disso, há a necessidade de criar uma cultura digital para quem elabora e executa as políticas educacionais da Sedu, sobretudo as equipes pedagógicas da Unidade Central e das SER’s, que são as responsáveis diretas pela formação dos profissionais da educação. Por isso, terão, a partir dessa ação, a responsabilidade de incorporar a ferramenta nas ações formativas que desenvolvem com gestores, pedagogos e professores das escolas estaduais”, disse.

PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

Deixe seu comentário