Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99914-9706
    André Oliveira

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Prefeitura promove Dia das Aldeias Indígenas em Porto Seguro

Prefeitura promove Dia das Aldeias Indígenas em Porto Seguro
14 setembro 09:55 2018 Imprimir notícia
Regional

Atendendo a um desejo das comunidades indígenas de Porto Seguro, a prefeita Cláudia Oliveira reservou um dia inteiro da sua agenda, em seu gabinete, dia 11/09, das 9 às 21 horas, para atendimento individualizado aos caciques e lideranças de cada aldeia do município. 17, das 20 aldeias (três justificaram a ausência), participaram do encontro, que contou ainda com a presença dos secretários de Governo e Cerimonial, pastor Erivaldo Santos; Saúde, Kerrys Ruas; Educação, Janis Souza, além da superintendente de Assuntos Indígenas, Luzia Pataxó.

De acordo com a superintendente, as maiores demandas foram sobre questões relacionadas à educação e saúde. "O município tem uma parceria muito boa com as aldeias, suprindo as necessidades onde a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena da Bahia) não consegue atender, fornecendo medicamentos, equipamentos e insumos necessários para a atenção básica da saúde", observa Luzia. As comunidades solicitaram ainda reformas e ampliações de escolas, que segundo a secretária Janis, muitas delas já têm seus projetos prontos e outras estão com processo de licitação em andamento.

As lideranças Pataxó pediram ainda à prefeita o apoio para a manutenção de estradas, o que já está sendo feito com a ajuda de uma patrol, e de poços artesianos. "Os atendimentos foram exclusivamente administrativos e muito produtivos para as comunidades. A maioria saiu sorrindo e satisfeita, com a sensação de ter sido bem atendida e acolhida pela prefeita", resume a superintendente. Na opinião do secretário de Governo, o encontro foi realmente bastante proveitoso.

"As aldeias são distantes e a prefeita já tinha demonstrado esse desejo de estar mais próxima das comunidades, tratando pessoalmente com cada uma. Foi uma oportunidade muito especial, onde os indígenas apresentaram suas necessidades e foram atendidos em tudo aquilo o que era possível", enfatizou. Pastor Erivaldo acrescenta que as respostas por parte da administração municipal, incluindo também ações da Secretaria de Obras, foram imediatas. "70% das demandas foram encaminhadas na mesma hora para solução. As outras estão sendo tratadas pelas respectivas secretarias".

PORTAL SBN|SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

Vote na enquete sobre a eleição do presidente da Câmara de vereadores de Teixeira de Freitas

Agnaldo da Saúde

Bernardo Cabral

Marcílio Goulart

Ronaldo Cordeiro

Sargento Berg

Leonardo do Sindicato

Joris de Gel

Ver resultados

Vote na enquete sobre a eleição do presidente da Câmara de vereadores de Teixeira de Freitas

Agnaldo da Saúde

Bernardo Cabral

Marcílio Goulart

Ronaldo Cordeiro

Sargento Berg

Leonardo do Sindicato

Joris de Gel

Ver resultados

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo