Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Prefeitura de Ibirapuã implanta projeto de mudas de mandioca geneticamente melhoradas em sua zona rural

Prefeitura de Ibirapuã implanta projeto de mudas de mandioca geneticamente melhoradas em sua zona rural
08 fevereiro 12:37 2019 Imprimir notícia
Regional

Com a terra arada e preparada, o produtor rural Zenivaldo Moura Tavares aguarda as chuvas para plantar as manivas de mandiocas do Programa de Aceleração Técnica - PAT da Mandiocultura em Ibirapuã. "Fantástico! Esse projeto vai permitir ao pequeno produtor um produto de qualidade, e consequentemente o lucro", diz Zenivaldo.

Zenivaldo é um dos integrantes do Comitê Municipal da Mandiocultura que foi formado através de uma parceria entre o Banco do Nordeste, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, a Biofábrica, Embrapa e Prefeitura Municipal de Ibirapuã, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente - Seama.

Atualmente o Sítio Exito de propriedade de Aldo Cordeiro Rocha sedia o viveiro central do projeto com cinco mil mudas de três variedades de mandioca, sendo: Plantini de Mesa, Sergipe Industrial e Formosa Industrial. A Seama dá toda a assistência técnica para que o projeto de desenvolva. “Além de cuidarmos do viveiro central, que será nosso distribuidor de mudas, aramos e preparamos a terra dos pequenos produtores e entregamos a ele no ponto de plantar”, descreve o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Vinícius Chácara.

“Sem essa parceria o projeto seria inviável para o pequeno produtor, não teríamos condições de conseguir as mudas, nem de cultivar uma produção de qualidade, esse projeto é sensacional para o agricultor”, comenta o produtor Zenivaldo.

Além do viveiro, haverá também duas unidades demonstrativas de produção. “ As unidades demonstrativas ficarão em duas comunidades e já estão plantadas, são mudas geneticamente melhoradas pela Embrapa e livre de qualquer doença”, destaca Vinícius.

O tempo de produção da mandioca é de oito meses para atingir até 25 mil quilos por hectare. “Essa iniciativa é mais uma ação do nosso governo que visa melhorar a qualidade de vida dos ibirapuenses e valorizar o homem do campo”, concluiu o prefeito Calixto Antônio Ribeiro.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

 

Deixe seu comentário