Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Porto Seguro apresenta modelo de certificação orgânica em Irecê

Porto Seguro apresenta modelo de certificação orgânica em Irecê
17 julho 10:10 2019 Imprimir notícia
Regional

Agricultores e indígenas de Porto Seguro que aderiram ao processo de Certificação Participativa Orgânica participaram, dia 11/07, em Irecê/BA de uma série de oficinas, palestras e visitas, durante a Assembleia Anual da Rede Povos da Mata, que, em parceria com a Prefeitura, coordena a certificação na região.

O grupo, composto de 15 participantes, representou o Núcleo Monte Pascoal, responsável pela certificação dos oito municípios do Território Costa do Descobrimento. "Com o apoio e incentivo da prefeita Cláudia Oliveira, Porto Seguro foi a primeira cidade do Extremo Sul a trazer e desenvolver esse processo de certificação participativa, através do Projeto Selo Orgânico, criado da Secretaria de Agricultura", afirma o secretário Aliomar Bittencourt.

"Durante dois dias no Sertão, os pequenos agricultores de Porto Seguro trocaram experiências e sementes, além de visitar uma propriedade rural em Irecê, de um agricultor que convive com a falta de chuvas e consegue ser um grande produtor de hortaliças". A informação é da coordenadora do

Projeto Selo Orgânico da Seeagri, Adriana Rocha, que acompanhou o grupo.
Segundo ela, três aldeias - Jaqueira, Aldeia Velha e Juerana - levaram seu artesanato, representando o Núcleo Monte Pascoal. A comitiva incluiu agricultores que participam da feira Agroecológica todas as semanas em Arraial e d´Ajuda e Tarifa, e que aderiram à Certificação Orgânica Participativa.

O grupo agradece a prefeita Claudia Oliveira pelo apoio e incentivo ao desenvolvimento da agricultura orgânica no município e para que os agricultores fossem a Irecê conhecer a realidade de quem produz na caatinga. "Essa experiência foi de grande importância, pois demonstra que mesmo com muitas dificuldades, quando se tem vontade o sonho se torna possível", enfatiza a coordenadora Adriana Rocha.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

Deixe seu comentário