Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Para Fábio Dias, forte união entre os poderes é salutar para município de Viana

Para Fábio Dias, forte união entre os poderes é salutar para município de Viana
05 novembro 11:11 2019 Imprimir notícia
Política

Eleito em 2016 com pouco mais de 800 votos, depois de ter cumprido um mandato de dois anos na Legislatura anterior, Fábio Dias (PT) está no segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Viana. Servidor público, formado em Direito, ele é considerado por muitos analistas políticos como um dos responsáveis pelo bom desempenho do município nos anos recentes. Fábio Dias defende a independência dos poderes, mas, lembra que a união entre os mesmos é que determina o desenvolvimento socioeconômico do município. O presidente da Câmara de Viana é o segundo entrevistado da série de entrevistas do Portal SBN com lideranças políticas da Grande Vitória. Confira!

Estamos a quase um ano do Governo Bolsonaro. O que já se pode dizer sobre esse governo?

É um governo de muita dificuldade de articulação. Um governo com muita dificuldade de inserir as pessoas. Neste momento pelo qual o Brasil passa foi a pior escolha que os brasileiros fizeram. A gente percebe que não teve sequer uma semana que não teve um problema. E quando não tem eles mesmos criam o problema. Como foi agora recentemente com a fala do Eduardo Bolsonaro sobre o AI 5. Qualquer ação que remeta a derrubar a democracia é uma aberração. O Brasil é um diamante e não tem, atualmente, um gestor que lapide bem essa joia.

Os municípios estão sentindo mais a mudança no modo de governar do atual presidente?

As câmaras também fiscalizam os recursos que vêm do Governo Federal e de emendas. Posso dizer que hoje experimentamos uma grande redução nos recursos federais. Cito como exemplo o programa da UPA – Unidade de Pronto Atendimento. É um programa magnífico para o município! O município de Viana assinou a proposta da UPA ainda no Governo Dilma, até pouco tempo não precisou dispor de dinheiro para manter esse serviço. Hoje, 80% dos recursos que mantém a UPA saem do bolso do contribuinte de Viana. E isso graças a um trabalho eficiente do prefeito Gilson Daniel, que é um excelente administrador, tanto é que é considerado como um dos melhores prefeitos do Brasil. O Gilson Daniel está tirando leite de pedra para fazer a UPA funcionar!

“O povo vianense sempre pagou muito bem aos vereadores e a Câmara recebia o cidadão muito mal! Mudamos isso!”

Em relação a emendas parlamentares, o município está sendo bem assistido?

Aqui vale destacar que Viana é o município campeão de emendas! É o município que mais conseguiu fazer captação de emendas, tanto federal quanto estadual. A que se deve isso? Temos uma equipe técnica muito capacitada e uma carteira de projetos diversificada. O prefeito tem os técnicos que fazem os projetos e quando vai ao Estado ou a algum deputado estadual, federal ou senador para requerer emendas parlamentares, eles já veem Viana com boas possibilidades. O deputado federal Helder Salomão esteve aqui na última semana para inaugurar um equipamento público de uma emenda que ele fez. Então a execução da emenda é boa para o parlamentar também.

Há alguma diferença marcante na forma do governador Renato Casagrande administrar o Estado que seja fundamentalmente diferente do estilo de Paulo Hartung?

Nós estamos em uma alternância de poder entre os dois. Posso dizer que não percebo nenhuma perda de qualidade dos serviços. Casagrande e Hartung sempre foram muito solícitos em ajudar Viana. Nosso município está sendo bem atendido pelo governador Casagrande que tem um carinho muito grande por Viana, então eu consigo visualizar que vamos avançar muito. Mas, eu considero os dois como grandes políticos.

“Viana já foi o patinho feio da região mas, hoje, está avançando muito... O prefeito Gilson Daniel está tirando leite de pedra!”

Percebe-se que sua relação com o prefeito é boa. O bom momento do município passa por esse fato, também?

Posso assegurar que a minha relação com o prefeito é republicana, de companheirismo, de lealdade e amizade. Mas isso não interfere na ação dos poderes, pois o prefeito não exige nada do presidente da Câmara. Nós já aprovamos projetos em discordância do Executivo. Temos uma relação harmônica, mas, independente. Estamos fazendo a nossa parte. Nesses quase três anos como presidente da Câmara economizamos e devolvemos 2 milhões de reais para a prefeitura. Em breve vamos realizar um ato de prestação de contas para a população e apresentar o que estamos fazendo, para o município. É preciso mostrar para a população que, apesar de a classe política ser criminalizada, existem pessoas no mundo político que querem fazer diferente e melhor!

O que se pode destacar positivamente na Câmara de Vereadores de Viana?

Nossa Câmara avançou muito, em relação ao que eu recebi. Nossa estrutura antiga comportava 9 pessoas sentadas. O povo vianense sempre pagou muito bem aos vereadores e a Câmara recebia o cidadão muito mal! Mudamos isso! Por que é imperativo atender e receber bem o vianense. Hoje temos um plenário decente e aconchegante para receber o povo de Viana. Saímos das últimas posições em transparência e hoje estamos em segundo lugar na questão de transparência. Também implementamos a TV Câmara, onde as nossas sessões são filmadas e transmitidas ao vivo pela nossa página no Facebook. Realizamos o concurso público após trinta anos e regularizamos 19 servidores e estamos trabalhando para realizar o Plano de Cargos e Salários. Também vale lembrar que, em junho, realizamos o Seminário de Transparência Municipal, em parceria com a ONG Transparência Capixaba e o Ministério Público do Estado. Essas, e outras medidas foram importantes para garantir o bom funcionamento da Câmara.

“A classe política é criminalizada, mas, é preciso mostrar para a população que existem pessoas na política que querem fazer diferente e melhor!”

Ainda há clima para políticas de integração da Grande Vitória?

Viana sempre foi o patinho feio da Grande Vitória. Hoje isso mudou. As pessoas sentem orgulho de morar em Viana por que veem ações concretas! Algumas cidades estão com extremas dificuldades para pagar salários de servidores, enquanto Viana está entregando ao contribuinte mais de 700 obras. Isso se deve a quê? A responsabilidade administrativa! A política só existe no momento da disputa. Posterior a isso não tem embate. Nós percebemos que, por exemplo, Cariacica tem os mesmos passivos sociais que Viana e os outros municípios da região. E, na minha opinião, eu acredito que os problemas comuns a todos são a mobilidade urbana, o atendimento na área da Saúde e a Segurança Pública. Então eu posso dizer que um conjunto de ideias, pensando a Grande Vitória como uma cidade única, se resolvesse a situação de Viana, poderia resolver também de toda a Grande Vitória sendo essa unificada como todo um projeto.

PORTAL SBN| POR ANDRÉ TRISTÃO AQUINO 

Deixe seu comentário