Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

O que fazer para Hidratar a pele Seca

O que fazer para Hidratar a pele Seca
15 setembro 19:03 2019 Imprimir notícia
Saúde

Quem sofre com a pele seca deve manter a hidratação da pele usando produtos próprios para pele seca, que não retiram completamente a camada de gordura naturalmente presente na pele, e além disso, ainda precisa aplicar diariamente uma camada de creme hidratante no corpo e no rosto para manter e a beleza e a integridade da pele.

Indicamos aqui 8 excelentes receitas caseiras que ajudam a manter a pele sempre bonita, hidratada e macia, em qualquer época do ano.

1. Máscara de iogurte para o rosto

A máscara caseira de iogurte com mel é uma excelente receita, que além de ser fácil de preparar, confere ótimos resultados, deixando a pele bonita e hidratada por mais tempo.

Ingredientes

1 embalagem de iogurte natural

1 colher de mel

Modo de preparo

Misture os ingredientes até que fique homogêneo e aplique no rosto. Deixe agir por 15 minutos e retire com água fria. Repita este procedimento 1 vez por semana.

2. Máscara de abacate para o rosto

Esta receita de máscara caseira de abacate também é ótima para hidratar o rosto em caso de pele seca e desidratada, como acontece na menopausa, porque é feita com ingredientes que possuem propriedades umectantes que tornam a pele mais macia.

Ingredientes

1 abacate maduro

1 colher (de sopa) de mel

2 cápsulas de óleo de onagra

1 colher (de sopa) de águas de rosas

Modo de preparo

Amasse o abacate e misture com o mel, depois junte as cápsulas de onagra, e mexa bem. Após lavar o rosto com água e sabonete hidratante, aplique este creme caseiro no rosto e no pescoço e deixe atuar por 20 minutos. Lave com água fria ou limpe a pele com uma bola de algodão embebida em água de rosas. Aplique esta máscara caseira 1 vez por semana para ter uma pele mais firme e hidratada.

3. Máscara de aveia e mel para o rosto

Um excelente remédio caseiro para a pele seca é a mistura de aveia com mel pois ela possui propriedades umectantes.

Ingredientes

1 colher (de sopa) de mel

2 colheres de aveia

1 colher de chá de alga marinha

Modo de preparo

Aplique esta máscara na pele seca e deixe atuar durante 30 minutos. Repita a aplicação 1 vez por semana ou quantas vezes achar necessário. O período da noite é o melhor momento para hidratar intensamente a pele.

A pele fica mais seca especialmente durante as estações frias do ano, mas os banhos muito quentes e frequentes, também ressecam a pele, além dos sabões e detergentes fortes.

Esfregar ou coçar a pele seca não é aconselhável pois a pele fica irritada e costuma formar feridas, se tornando facilmente a porta de muitas infecções.

4. Hidratante caseiro para o corpo

Este remédio caseiro para hidratar a pele seca do corpo alcança ótimos resultados porque contém ingredientes umectantes.

Ingredientes

50 ml de creme hidratante (de sua preferência)

25 ml de óleo de prímula

20 gotas de óleo essencial de gerânio

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Aplique este hidratante natural sobre o corpo inteiro com movimentos circulares e suaves, de preferência após o banho.

Além disso, o óleo de macadâmia também é ótimo para hidratar a pele seca e cutículas desidratadas.

5. Banho hidratante com camomila

O banho hidratante feito com leite, aveia e camomila é uma excelente alternativa pra quem sofre com a pele seca porque ele possui propriedades umectantes que ajudam a hidratar a pele.

Ingredientes

4 colheres (sopa) de camomila seca

500 ml de leite integral

120 g de flocos de aveia moídos

??Modo de preparo

A camomila e o leite devem ser misturados em um frasco e guardados na geladeira durante uma noite. Pela manhã filtre a adicione o conteúdo do frasco em uma banheira com água morna, os flocos de aveia devem ser moídos e então adicionados ao banho hidratante.

O indivíduo com a pele seca deve relaxar nesse banho por aproximadamente 15 minutos. O próximo passo é secar a pele sem esfregar e aplicar uma loção corporal para manter a umidade da pele.

Os ingredientes desse banho natural possuem propriedades que ajudam a hidratar a pele seca e a diminuir a coceira que costuma acompanhar a secura da pele.

6. Banho super hidratante

O banho de ervas para pele seca é uma ótima maneira de suavizar a pele e hidrata-la, proporcionando a pele um ar saudável, bonito e jovem.

Ingredientes

200 g de farinha de aveia

2 colheres (sopa) de camomila

2 colheres (sopa) de pétalas de rosa secas

2 colheres de sopa de alfazema seca

Modo de preparo

Misturar a aveia com a camomila, alfazema e as pétalas de rosa. Coloque 50 gramas dessa mistura no centro de um tecido de algodão, amarre formando uma “trouxinha” e coloque-o na água enquanto a banheira enche.

Essa é uma excelente maneira de cuidar da pele com qualidade e com baixo custo. Tomar um banho de ervas pelo menos 2 vezes por semana é o suficiente para proporcionar uma pele macia e hidratada para aqueles que sofrem constantemente com a pele seca.

7. Banho de ervas hidratante

Um excelente tratamento natural para a pele seca é um banho preparado com plantas medicinais como consolda e alteia por exemplo, que apresentam propriedades que hidratam e amaciam a pele seca.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de folgas de consolda

2 colheres de sopa de raízes de alteia

2 colheres de sopa de pétalas de rosas

2 colheres de sopa de folhas de camomila

Modo de Preparo:

Para preparar este remédio caseiro, basta colocar todos os ingredientes em um tecido bem leve e fino como a musselina por exemplo e amarrar com um barbante, formando uma trouxinha que deve ser adicionada ao banho. Assim, a trouxinha deve ser colocada na banheira ainda enquanto esta enche com água morna.

Este tratamento natural para a pele seca vai ajudar a amaciar a pele e a hidrata-la devido ás propriedades da consolda e das raízes de alteai, ao mesmo tempo que a camomila e as pétalas de rosa formam uma fragrância calmante para a pele, deixando-a com um aspecto mais bonito, jovem e saudável. Assim, Este remédio caseiro é uma ótima opção para quem quer fazer um tratamento de beleza eficaz sem gastar muito.

8. Óleo caseiro para hidratar o corpo

Um ótimo óleo caseiro nutritivo para pele seca é o óleo de damasco porque possui propriedades que ajudam a hidratar a pele, mesmo em indivíduos com pele sensível.

Ingredientes

250 g de sementes de damasco

500 ml de óleo de amêndoas doces

Modo de preparo

Esmagar as sementes e depois colocar num recipiente de vidro, preenchendo com o óleo de amêndoas doces. Depois manter num local ensolarado por 2 semanas e, após esse tempo, aplicar diariamente na pele depois do banho ou usar logo a seguir a esfoliação da pele.

Cuidados essenciais com a pele seca

Quem sofre com a pele seca e extra seca podem beneficiar-se adicionando cerca de 2 colheres de óleo de amêndoas, macadâmia ou de sementes de uva a 100 ml de um creme hidratante corporal que utiliza habitualmente.

Esta adição realiza uma oclusão da pele, repondo a natural oleosidade da pele, ajudando a mantê-la devidamente hidratada e livre das rachaduras. No entanto, é preciso beber bastante água, pois a hidratação da pele também depende da quantidade de água que o indivíduo ingere todos os dias.

Outros cuidados incluem:

Lavar o rosto com um sabonete líquido e nunca em barra, de preferência com ativos hidratantes, como mel, por exemplo;

Tonificar o rosto com uma loção tônica sem álcool;

Hidratar a pele com um creme hidratante de textura leve e suave, para não fechar os poros, de preferência à base de lanolina, por exemplo;

Proteger a pele com uso de um bloqueador solar.

Além disso é importante consumir alimentos ricos em vitamina E, como amendoim e castanha do Pará, e beber bastante líquidos, especialmente água, que além de promover a hidratação de dentro para fora e limpa o organismo. 

PORTAL SBN| COM INFORMAÇÕES DO TUA SAÚDE

 

Deixe seu comentário