Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Número de casos de dengue em São Mateus é alarmante, afirma Vigilância Ambiental

Número de casos de dengue em São Mateus é alarmante, afirma Vigilância Ambiental
01 abril 20:51 2019 Imprimir notícia
Saúde

O número de casos de dengue em São é alarmante, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Leones Arezzi. Na semana passada, foi concluído um ciclo de visitas domiciliares no Bairro Aroeira e adjacências e os agentes de combate a endemias de São Mateus registraram 100 amostras positivas de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O coordenador Leones afirma que os criadouros poderiam ter sido evitados e pediu mais engajamento da população para uma conduta de prevenção. O levantamento registra que foram visitados 1.128 imóveis, sendo coletadas 138 amostras de larvas, sendo 38 de pernilongo e 100 positivas para Aedes aegytpi.

Leones especificou que, das 100 confirmações de mosquito da dengue, 40 foram de coletas em vasilhas e outros recipientes utilizados para bebedouros de animais, 30 em tambores e mais 30 em caixas d’água descobertas. O coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde salienta que, se os agentes de endemias não tivessem encontrado os focos, a localidade ficaria infestada de mosquitos. A empresa de limpeza pública também realizou serviços no bairro.

NOTIFICAÇÕES

Após um início de ano em que os casos de dengue cresceram mais de oito vezes em São Mateus, a Vigilância Ambiental em Saúde atesta que a situação está melhor agora. Em 2019, de janeiro até 18 de março, haviam sido registradas 386 notificações e 78 confirmações da doença. No mesmo período de 2018, foram apenas 154 notificações e nove casos confirmados.

De 18 de março até a manhã de sexta-feira (29/03), a Vigilância registrou 10 notificações: duas no Sernamby, duas no Bairro Vitória, duas no Bairro de Fátima (Ideal), uma na Vila Nova, uma no São Pedro, uma no Santo Antônio e uma no Bom Sucesso.

Esta semana, segundo Leones Arezzi, o carro fumacê ficará concentrado nesses bairros. A Vigilância não recebeu novas confirmações de exames. O coordenador relatou que o carro fumacê estrará concentrado nos bairros que tiveram notificações de dengue nas últimas semanas.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES DA TRIBUNA DO CRICARÉ

Deixe seu comentário