Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Municípios do ES celebram Corpus Christi com tradicional confecção de tapetes e missas

Municípios do ES celebram Corpus Christi com tradicional confecção de tapetes e missas
20 junho 08:35 2019 Imprimir notícia
Espírito Santo

Os tradicionais tapetes de Corpus Christi vão enfeitar as cidades do Espírito Santo nesta quinta-feira (20). Além de Castelo, onde a festa está em sua 56ª edição, os municípios da Grande Vitória também têm uma programação especial neste feriado.

Em Castelo, a festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, em parceria com a Prefeitura, e é considerada uma das mais belas do país.

Este ano, o tema da festa será “Todos comeram e ficaram satisfeitos” (LC 9,17). Para a confecção de 1,5 km de tapete foram utilizados materiais como palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras, folhas, flores e papel. Mais de três mil voluntários diretos e indiretos trabalharam nos preparativos da festa e na montagem dos quadros e passadeiras.

Em Vitória, ruas serão interditadas em pelo menos sete bairros para a confecção dos tapetes. Haverá programação em Maruípe, Mata da Praia, São José, Jucutuquara, Jardim da Penha, Centro e Santo Antônio.

Em Vila Velha, serão montados tapetes em 14 pontos da cidade. O público em geral poderá apreciar os tapetes em Praia de Itaparica, Prainha, Novo México, Vale Encantado, Glória, Cobilândia, Soteco, Itapuã, Ibes, Praia da Costa, Coqueiral de Itaparica, Itaparica, Santa Rita e Aribiri.

Na Serra, o bairro Barcelona terá 1.350 metros de tapetes Avenida Região Sudeste. A programação da Paróquia também contará com Santa Missa na Matriz às 8h, e Santa Missa Campal, a partir das 18h, na Comunidade Sagrado Coração de Maria, na quinta-feira (20). Em seguida, os fiéis sairão em procissão luminosa até a praça da Igreja Matriz do bairro, onde ocorrerá a benção solene do Santíssimo.

Veja a programação:

CASTELO

Em Castelo, os tapetes são montados em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha.

Nesta quinta-feira (20/06), serão celebradas missas às 7h, às 9h, às 10h30, às 12h, às 16h, às 17h30 e às 18h30.

VITÓRIA

  • Maruípe

A praça São José Operário (rua em volta da praça), em Maruípe, estará totalmente interditada das 14 horas desta quarta (19) às 12 horas de quinta (20/06). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

Mata da Praia

A rua Amélia T. Nasser, entre as ruas Aristóbulo B. Leão e Nicolau V. Schilgen, na Mata da Praia, estará totalmente interditada das 7 às 23 horas desta quinta (20/06). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

  • São José

A rua Cinco de Julho, no trecho entre as ruas Central e Dezessete de Dezembro, em São José, estará totalmente interditada das 5 às 21 horas desta quinta (20). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

  • Jucutuquara

A rua Mario Aguirre, no trecho entre a rua Barão de Mauá e a avenida Paulino Muller, em Jucutuquara, estará totalmente interditada das 21 horas desta quarta (19) às 13 horas desta quinta (20). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

  • Jardim da Penha

A avenida Francisco Generoso da Fonseca (entre a rua Laurentino Proença Filho e a praça Aníbal Anthero Martins), a praça Aníbal Anthero Martins (entre a rua Eugenílio Ramos e a avenida Dr. Pedro Feu Rosa) e a rua Eugenílio Ramos (entre a rua Moacyr Gonçalves e a praça Aníbal Anthero Martins, sentido Sesi), em Jardim da Penha, estarão totalmente interditadas das 17h30 desta quarta (19) às 22 horas de quinta (20). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

Centro

A rua José Marcelino, no entorno da Catedral, Centro, estará totalmente interditada das 19 horas desta quarta (19) às 22 horas de quinta (20). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

  • Santo Antônio

A rua Ludovico Pavoni, entre a avenida Santo Antônio e a praça Antônio Penha Bassini/R. Ernesto Bassini, Santo Antônio, estará totalmente interditada das 17h30 desta quarta (19) às 22 horas de quinta (20). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

VILA VELHA

  • Coqueiral de Itaparica

Solenidade Corpus Christi São João Paulo II - até às 10h30 de quinta-feira (20).

Tapetes Corpus Christi – Nossa Senhora das Graças - de 7h as 22h desta quinta-feira (20).

  • Prainha

Corpus Christi Nossa Senhora do Rosário - de 5h as 21h desta quinta- feira (20).

  • Novo México

Corpus Christi Novo México - até às 11h desta quinta-feira (20).

  • Vale Encantado

Festa de Corpus Christi Vale Encantado - até às 10h desta quinta-feira (20).

  • Glória

Corpus Christi Nossa Senhora da Glória - até às 20h desta quinta-feira (20).

  • Cobilândia

Tapete Corpus Christi Nossa Senhora da Conceição Aparecida - até às 12h30 desta quinta-feira (20).

  • Soteco

Corpus Christi Santo Antônio de Pádua - até às 21h desta quinta-feira (20).

  • Itapuã

Corpus Christi São Francisco de Assis / Procissão - até às 22h desta quinta-feira (20).

  • Praia da Costa

Tapetes e Missa de Corpus Christi - 15 horas às 22 horas desta quinta-feira (20) para a missa de Corpus Christi.

  • Ibes

Corpus Christi Santa Mãe de Deus - até as 20h desta quinta-feira (20).

  • Itaparica

Celebração Corpus Christi - de 17h30 as 19h30 desta quinta-feira (20).

  • Santa Rita

Tapete Corpus Christi Santa Rita de Cássia - até as 22h desta quinta-feira (20).

  • Aribiri

Solenidade Corpus Christ - de 7h as 10h desta quinta-feira (20).

SERRA

  • Barcelona

Na Serra, o bairro Barcelona terá 1.350 metros de tapetes Avenida Região Sudeste, que será interditada para as festividades.

A programação da Paróquia também contará com Santa Missa na Matriz às 8h, e Santa Missa Campal, a partir das 18h, na Comunidade Sagrado Coração de Maria, na quinta-feira. Em seguida, os fiéis sairão em procissão luminosa até a praça da Igreja Matriz do bairro, onde ocorrerá a benção solene do Santíssimo.

No encerramento, exposição de barraquinhas e show com Adriana Arydes. A programação, que é gratuita, tem o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

A confecção dos tapetes começa às 5h da quinta-feira (20). A missa será às 17h na Praça de São Diogo. Em seguida, os fiéis saem em procissão luminosa em direção à Paróquia Nossa Senhora da Penha, na Rua Pedro Zangrande, 45, Jardim Limoeiro.

  • São João XXIII

A confecção do tapete será realizada na parte da manhã de quinta-feira (20). Às 18h, haverá a procissão saindo de Planalto Serrano/Bloco em direção à Comunidade de São João Batista, em Vista da Serra. Em seguida, haverá a missa às 19h30.

  • São José de Anchieta

A confecção dos tapetes na Avenida das Palmeiras começa às 3h30 de quinta-feira (20). A partir das 17h terá procissão, saindo da Praça do restaurante Come Come em direção à Matriz, na Rua Topázio.

  • São Pedro

A confecção dos tapetes será iniciada na quarta-feira (19), a partir das 19h, na rua Teresina, em Jacaraípe. Na quinta-feira, a missa acontecer às 17h, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, que fica na mesma rua onde os tapetes serão montados, com procissão em seguida.

  • São Francisco de Assis

A confecção dos tapetes começa na quarta-feira, a partir 20h30. Na quinta, haverá missa às 8h, seguida da procissão. A Matriz fica na Primeira Avenida, 45, em Parque Residencial Laranjeiras.

CACHOEIRO

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, em pelo menos dois bairros de Cachoeiro vai haver interdição de vias para possibilitar a confecção de tapetes de Corpus Christi pelas comunidades.

No São Francisco de Assis, a partir das 18h desta quarta-feira (19), o trânsito na Linha Vermelha será interrompido na altura do acesso à avenida Jones dos Santos Neves (Auto Elétrica Revil) até a entrada do Zumbi. A liberação está prevista para as 6h de sexta-feira (21).

No bairro Paraíso, de quarta a quinta (20), estarão fechadas total ou parcialmente, as ruas João Fassarela, Rodrigues Alves, Alípio Emílio da Costa, Quintino Bociúva e Praça João Fardim.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES G1 ES

Deixe seu comentário