Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Mercado de alimentos orgânicos em discussão em Vitória

Mercado de alimentos orgânicos em discussão em Vitória
23 outubro 20:32 2019 Imprimir notícia
Alimentação

“Agrobiodiversidade e Agroecologia: a construção de mercados para o desenvolvimento sustentável”. Este é o tema do 2° “Colóquio OPA – Organizar, Produzir, Alimentar”, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O evento faz parte das comemorações pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Entre outros objetivos, o colóquio quer propiciar a troca de experiências e fortalecer redes e mercados para os alimentos orgânicos e agroecológicos”, disse a gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Gater) do Incaper, Jaqueline Sanz.

Agricultor em Domingos Martins, Fábio Rosa Lucas participa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e fez questão de comparecer no evento. “A gente espera encontrar outras pessoas que estão no mesmo barco que a gente, ou seja, na luta pela agroecologia. Queremos identificar onde estão os gargalos, os possíveis caminhos para gente seguir e desenvolver a agroecologia no nosso Estado. Nossa intenção é produzir cada vez mais e fazer com que esse alimento chegue cada vez mais aos companheiros aqui da cidade”, disse o agricultor.

A conferência de abertura foi ministrada nesta terça-feira (22) pelo professor doutor Alfio Brandenburg da Universidade Federal do Paraná. Na ocasião, Brandeburg contextualizou o movimento ecológico na agricultura, discutindo diferentes cenários da institucionalização. Participaram da discussão agricultores, extensionistas, pesquisadores e estudantes, além de autoridades como o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Aureliano Nogueira da Costa, e do subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch Simon

Para o subsecretário, as discussões são extremamente oportunas e se alinham às ações previstas pelo Governo do Estado. Segundo o Michel Tesch Simon, o evento traz uma programação muito forte voltada para a comercialização, a agroindustrialização e a agregação de valor.

“É uma discussão bastante pertinente, que envolve diversos atores e que vai contribuir de maneira especial neste momento em que o Governo decidiu retomar a agroecologia como um dos projetos prioritários. Vamos trabalhar a elaboração do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, e um evento como este, neste momento, pode ser considerado uma boa prévia das discussões que serão trabalhadas em seminários regionais e em seminário estadual para a elaboração do nosso Plano”, disse.

O evento continua nesta quarta-feira (23/10). Na ocasião, a equipe da Coordenação de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização do Incaper vai apresentar o panorama da agroindústria familiar do Espírito Santo. A coordenadora Rachel Quandt Dias e a engenheira de alimentos Mariana Barbosa Vinha conduziram a pesquisa, que atualiza as informações a respeito das agroindústrias capixabas.

Os “Circuitos curtos de comercialização na agricultura familiar” serão tratados pelo representante da Certificadora Participativa Alimentos Orgânicos Povos da Mata, o agricultor José Marfil. Ainda na quarta-feira (22), as formas e os formatos de mercados considerados justos e rentáveis para a agricultura familiar também serão abordadas.

Na quinta-feira (24), último dia do Colóquio, será realizada uma mesa redonda sobre “Desenvolvimento Rural e Agroecologia: construção de mercados e segurança alimentar”. O professor doutor André Michelato, da Ufes, e a gerente de assistência técnica e extensão rural do Incaper, Jaqueline Sanz, serão debatedores.

Dia Mundial da Alimentação

O 2° Colóquio OPA é realizado como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro. Na ocasião, o Incaper reforça a importância de suas ações na produção de alimentos saudáveis para a garantia da segurança alimentar e nutricional.

O foco de atuação do Incaper é baseado na agricultura familiar, na sustentabilidade, no empreendedorismo, na organização social e na regionalização. Além das ações voltadas para a produção de alimentos saudáveis, o Instituto também trabalha com as boas práticas de processamento e fabricação de alimentos agroindustrializados.

Serviço:

2º Colóquio OPA – Organizar, Produzir, Alimentar. Agrobiodiversidade e Agroecologia: a construção de mercados para o desenvolvimento sustentável.

De 22 a 24 de outubro de 2019.

Local: Ufes, Goiabeiras, Anfiteatro 2 do IC 3.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM 

Deixe seu comentário