Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Mais de 1600 mulheres devem passar pelo rastreamento do câncer em Prado

Mais de 1600 mulheres devem passar pelo rastreamento do câncer em Prado
15 outubro 09:21 2019 Imprimir notícia
Saúde

Para ser atendida, as mulheres precisam levar documentos pessoais e o Cartão do SUS. A carreta móvel está estacionada na Praça do Palácio do Turismo, no centro da cidade do Prado.

O público alvo são mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, por ser a faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença.

O rastreamento do câncer em mulheres pradenses é uma iniciativa da Prefeitura de Prado, por meio de parceria com o Governo do Estado da Bahia. O objetivo é promover a prevenção de doenças.

De acordo com Neralice Fernandes (Coordenadora da Atenção Básica), "os atendimentos estão acontecendo entre os dias 14 e 26 de outubro, com 150 mulheres atendidas em dois turnos, manhã e tarde", explicou.

Para a Prefeita do Prado, Mayra Brito, "a prevenção sempre foi o melhor remédio, por isso o município tem realizado grandes investimentos na rede da atenção básica e na estratégia de saúde, porque não existe mágica, se cuidar aumenta a qualidade de vida e evita longos períodos de internação hospitalar", argumenta.

O CÂNCER DE MAMA - Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais sinais e sintomas da doença são caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos; e pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado na fase inicial, pode ser tratado, impedindo que o tumor se propague pelo corpo. O exame precoce pode salvar a vida de mulheres com câncer.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM 

Mais de 1600 mulheres devem passar pelo rastreamento do câncer em Prado

1/7

Deixe seu comentário