Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99914-9706
    André Oliveira

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Maciel de Aguiar é o novo secretário de Cultura de Vila Velha

Maciel de Aguiar é o novo secretário de Cultura de Vila Velha
13 setembro 14:48 2018 Imprimir notícia
Cultura

O escritor Maciel de Aguiar foi nomeado pelo prefeito Max Filho como secretário municipal de Cultura de Vila Velha. Jornalista de formação, Maciel de Aguiar possui grande experiência em gestão pública, sobretudo na Cultura, e exerceu os cargos de secretário de Cultura de São Mateus; foi sub-secretário de Cultura de Vitória e do Departamento Estadual de Cultura. No governo do Espírito Santo foi secretário de Estado em duas gestões.

Nas duas passagens pela Secult, Maciel de Aguiar empreendeu um grande dinamismo na gestão da Cultura - com criatividade e inovação - realizando inúmeras obras e ações que tiveram repercussão no Estado e no país.

Nessas duas passagens pela Secretaria de Estado da Cultura, de 1995 a 2001, Maciel de Aguiar realizou a ópera 'O Guarani' - que se converteu em um dos principais programas das comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil-, além de inúmeros outros eventos de incentivo aos artistas capixabas e para o fortalecimento da economia criativa.

Também implementou outras ações estruturantes para o fortalecimento e a interiorização do apoio do Estado na cultura regional, como o ''Programa de Construção de 14 Teatros'', em várias cidades do interior, em homenagem a vários artistas capixabas, dentre eles o Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim; Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, e Teatro Stênio Garcia, em Mimoso do Sul.

Também foi de suas gestões na Secult a restauração dos sítios históricos Porto de São Mateus, Santa Leopoldina, São Pedro de Itabapoana, Mimoso do Sul e Itapemirim, além das restaurações do Palácio Anchieta e do Teatro Carlos Gomes, realizadas pela Oficina-Escola de Artes e Ofícios que qualificava estudantes e meninos de rua para a reconstrução do Patrimônio Histórico.

OFICINA-ESCOLA

O projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios teve repercussão nacional e internacional, sendo implantado em várias cidades brasileiras e recebeu o Prêmio da ONU, em Nova Iorque, de ''melhor solução para a restauração das cidades históricas''.

Maciel de Aguiar, possui dois museus em São Mateus - Museu Imperial e ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Este último possui o maior acervo de arte africana da América do Sul.

Maciel de Aguiar também é um escritor pioneiro no registro da história dos negros que enfrentaram a escravidão e autor da série História dos Quilombolas - 40 livros, com base na oralidade, quando realizou dezenas de pesquisas de campo, na década de 1960, entrevistando vários ex-escravos que combateram o sistema escravocrata e foram ''esquecidos'' pela História Oficial.

Maciel de Aguiar é, ainda, o escritor capixaba com o maior número de livros de liratura publicados, autor de 141 livros, dentre eles 'Pelé the King of Football' e Niemeyer, o Gênio da Arquitetura', vendidos em vários países e traduzidos para oito idiomas.

PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTICIAS

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

VOCÊ ESTÁ ANIMADO PARA COMPARECER ÀS URNAS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO?

Sim. Quero contribuir para mudar este País.

Não. Não vale apena mais votar.

Ainda vou ver se votarei este ano.

Ver resultados

VOCÊ ESTÁ ANIMADO PARA COMPARECER ÀS URNAS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO?

Sim. Quero contribuir para mudar este País.

Não. Não vale apena mais votar.

Ainda vou ver se votarei este ano.

Ver resultados

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo