Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Luto: São Mateus se despede de Iosana Fundão Azevedo

Luto: São Mateus se despede de Iosana Fundão Azevedo
22 agosto 21:01 2019 Imprimir notícia
Espírito Santo

Com canções de Didiu, celebração de corpo presente, cortejo com o Jongo São Benedito e a Lira Mateense, São Mateus se despediu de Iosana Fundão Azevedo. Vereadora por dois mandatos, fundadora e presidente do Lions Clube São Mateus-Vale do Cricaré e mobilizadora de ações para pessoas da terceira-idade, Iosana foi reverenciada no velório ocorrido nesta quinta-feira (22), no salão da Prefeitura de São Mateus, antigo prédio do Fórum Desembargador Santos Neves. O sepultamento ocorreu no fim da tarde, no cemitério do Centro.

Professora por mais de 30 anos e proprietária da extinta escola Branca de Neve, Iosana faleceu quarta-feira (21), por volta de 21h30, no Hospital Meridional, em decorrência de um quadro de cirrose hepática. Ela tinha três filhos: Rosenberg, Weruska e Mônica, além de seis netos. O esposo Daniel Azevedo faleceu há oito anos. Filha de Inácio Fundão e Maria da Cunha Fundão, Iosana teve 11 irmãos, sendo que três estão vivos: Joatan, Alba e Gleuza. Iosana foi vereadora de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996, chegando a ser vicepresidente da Câmara.

O prefeito Daniel Santana disse que decretou três dias de luto no Município e abriu as portas do salão da Prefeitura para o velório, em respeito à pessoa que foi Iosana. “Todo mundo chamava de Tia Iosana, era muito respeitada. Ela deixou saudade e um legado de muitas ações em prol dos mais necessitados” – frisou.

Presidente da Câmara, Jorginho cabeção também decretou três dias de luto no Legislativo: “Iosana deixou ensinamentos para todos nós vereadores de mandato, para os políticos. Ela sempre estava presente em eventos públicos, O último que eu vi em vida foi a inauguração do Ceim Antônio Homes, no Boa Vista”, relatou. O vereador acrescentou que Iosana exerceu mandatos voltados às causas sociais. O deputado Freitas também esteve presente na despedida de Iosana.

A família cumpriu com a vontade de Iosana para a despedida. Uma das homenagens foi do forrozeiro Didiu. Ele cantou músicas e lembrou que a carreira dele foi impulsionada com apoio de Iosana. Pároco de São Mateus, o padre Edvaldo Klípel presidiu a celebração de corpo presente.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES E IMAGENS TCONLINE

Deixe seu comentário