Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Ibirapuenses participam de Mutirão de Hanseníase

Ibirapuenses participam de Mutirão de Hanseníase
23 maio 09:12 2019 Imprimir notícia
Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapuã, participou nos dias 21 e 22 de maio (terça e quarta feira) do mutirão dermatológico para identificação de possíveis casos de hanseníase, o mutirão é ofertado pelo laboratório Navartis através de uma parceria com o Governo do Estado da Bahia. O objetivo é alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, incentivar a procura pelos serviços de saúde, diagnosticar possíveis casos e encaminhar para tratamento.

O mutirão foi realizado em todo Extremo Sul da Bahia, as cidades foram divididas por polos e Medeiros Neto sediou o polo que recebeu as cidades de Ibirapuã, Lajedão, Vereda e Itanhém. Ao todo foram atendidos 130 pacientes dos municípios citadas.

A Secretária Municipal de Saúde Andrea Carmona, lembra a importância desse trabalho para garantir saúde de qualidade a população, através do cuidado, da prevenção e capacitação dos profissionais. E ressalta ainda o apoio da gestão para que iniciativas como esta sejam realizadas com sucesso. “Quero agradecer o apoio do Prefeito Calixto Ribeiro, que não mede esforços para que iniciativas como esta sejam realizadas, garantido mais saúde e qualidade de vida para nossa população, também agradeço o trabalho dos funcionários e a participação efetiva do nosso povo. Juntos vencemos mais uma etapa e Ibirapua brilhou em mais um mutirão de saúde”. Diz a Secretária.

Durante o Mutirão Houve capacitação de médicos e enfermeiros. E também atividades de educação em saúde com farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas, garantido aos profissionais maior aprendizado na área.

Para o Prefeito Calixto Ribeiro, a saúde é prioridade da gestão, o cuidado com as pessoas é o importante. “A Saúde é minha prioridade, é do cuidado com as pessoas que vem a minha satisfação e por isso buscamos trabalhar sempre mais e oferecer saúde de qualidade para população”. Diz o gestor e aproveita para agradecer o empenho e dedicação da Secretaria Municipal de Saúde em executar o cuidado com o povo Ibirapuense.

A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, e é potencialmente incapacitante se não diagnosticada precocemente. Ela acomete principalmente pele e nervos periféricos, mas pode comprometer outros órgãos, principalmente em estágios mais avançados. Pode causar esterilidade, cegueira, deformidades ósseas e articulares e até mesmo o óbito, em alguns casos. Os primeiros sinais e sintomas da hanseníase podem ser manchas, sensação de formigamento, ou apenas áreas da pele dormentes.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ ASCOM

 

Deixe seu comentário