Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Ibirapuã vai receber Carreta do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

Ibirapuã vai receber Carreta do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama
16 agosto 09:58 2019 Imprimir notícia
Saúde

Carmem Julia Rodrigues dos SantosA Unidade Móvel de atendimento do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama estará no município de Ibirapuã no período de 16 a 19 de Setembro de 2019, na Praça Geraldo Chácara, nos turnos matutino e vespertino, nos horários das 07h às 12h e das 13h às 18h, ofertando 70 mamografias por turno, totalizando 140 atendimentos por dia e a expectativa é realizar cerca 506 exames gratuitos durante o período que a unidade estiver na cidade. “A expectativa é que para o ano de 2019 todas as mulheres de 50 a 69 anos tenham feito o rastreamento de mamografia, que é o único exame que garante a certeza que o paciente tem ou não câncer de mama, e se tiver que possamos pegar no estágio inicial para garantir o sucesso do tratamento". Relatou a Enfermeira responsável pela Coordenação de Atenção Básica, Carmem Julia Rodrigues dos Santos.

A Coordenadora Estadual de Operacionalização e Execução do Projeto, Jane Glaucia Souza Araujo e a Técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Maristela Lessa estiveram no último dia 14 no Salão da Loja Maçônica, onde realizaram uma capacitação com os profissionais da saúde do Município de Ibirapuã, para o programa Saúde sem Fronteiras que tem como objetivo Rastreamento do Câncer de Mama.

Jane Glaucia Souza AraujoO projeto tem a finalidade de diagnosticar precocemente o câncer de mama em mulheres com idade entre 50 a 69 anos (faixa etária de maior risco), garantindo o acesso dessas mulheres a mamografia bilateral de rastreamento da estratégia itinerante, ofertando exames gratuitos para diagnóstico do Câncer de Mama. “O nosso principal objetivo é identificar e diagnosticar essa mulher dentro do público alvo (Mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e conduzi-la para realização do exame de mamografia e se identificado o Câncer de Mama proporcionar tratamento”. Disse a Coordenadora Jane Glaucia Souza Araujo.

Prefeito Calixto RibeiroEste programa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) Governo do Estado da Bahia e a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapuã. “Buscar parceria e proporcionar cada vez mais qualidade de vida, atendimentos e saúde a nossa população ibirapuense é sem dúvida nossa meta como gestão municipal, a saúde do nosso município é prioridade e não medimos esforços para alcançar cada dia mais melhorias nesse setor”. Ressalta o Prefeito Calixto Ribeiro.

Para garantir o atendimento e realização do exame as mulheres com idade entre 50 e 69 anos deverão procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência ou seu agente comunitário de saúde pra realizar seu agendamento. Levando xérox do RG, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizados.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

 

 

 

Deixe seu comentário