Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Ibirapuã sedia encontro dos CREAS da região do Extremo Sul

Ibirapuã sedia encontro dos CREAS da região do Extremo Sul
14 maio 11:00 2019 Imprimir notícia
Regional

“Há algum tempo nos deparamos com um senhor já idoso morando em estado crítico, a casa estava a ponto de cair, a aparência totalmente descuidado, barba grande, roupas sujas, não tinha documentos, em total estado de abandono. Intervimos, tomamos todas as medidas cabíveis com o apoio da prefeitura e hoje ele está totalmente integrado a sociedade novamente, é uma nova pessoa, irreconhecível. Esse é só um dos tantos casos de sucesso que o CREAS conseguiu intervir e mudar a vida de pessoas, ” conta a coordenadora do CREAS de Ibirapuã Mônica Reis de Souza.O relato foi apresentado na Secretaria Municipal de Assistência Social durante o Encontro entre os Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS dos municípios de Ibirapuã, Lajedão, Vereda e Jucuruçu.

O evento voltado para os profissionais atuantes nos Creas desses municípios, foi solicitado pela superintendência de Assistência Social – SAS e contou com a presença da Socióloga e Técnica de Referência de Acompanhamento dos CREAS na Bahia, Gersivania Chaves. “Buscamos trazer um apoio técnico, orientações sobre o plano de atendimento socioeducativo, de como precisa ser elaborado pelos município, sobre a nova lei 3.431/17 que trata do procedimento de atendimento as vítimas, ou seja, como proceder, como articular para melhor atender essas crianças e adolescentes e suas famílias em situação de violência. Também poder ouvir as equipes, suas dificuldades, suas metas e os objetivos alcançados,” relatou Gersivania Chaves.

O objetivo do encontro é a troca de experiências a partir da apresentação do trabalho de cada equipe no acompanhamento das famílias e/ou indivíduos no âmbito PAEFI – Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos em Situação de Violação de Direitos. Além disso, o encontro visa também oportunizar espaço para esclarecer dúvidas e/ou dificuldades que as equipes tem vivenciado no cotidiano do trabalho, relatos de experiências de sucesso em relação a articulação de rede, mobilização social e afins.

Para a Secretária de Assistência Social, Leda Pinho é motivo de alegria o município ser escolhido para uma capacitação de CREAS. “Hoje tenho certeza que a parte técnica da secretaria vai estar muito mais qualificada, a vinda de um técnico de Salvador para capacitação e discursão com os municípios menores é muito importante e só acrescenta no desenvolvimento do nosso trabalho. Para municípios menores que ficam a tantos quilômetros de distância da capital é muito difícil o deslocamento de toda a equipe para uma capacitação, por isso considero muito importante esse evento, onde toda a equipe participa e sendo uma quantidade menor de municípios juntos é bem mais proveitoso para todos,” narra Leda que ainda agradeceu o apoio do Prefeito Calixto que não mede esforços para o avanço do município e realização de mudanças na vida das pessoas.

O encontro reuniu toda a equipe do CREAS, como psicólogas, Assistente Social, Secretária de Assistência Social, Coordenadoras e Assistência Jurídica dos municípios.

O trabalho do CREAS no município de Ibirapuã tem sido muito importante no combate e proteção dos direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas em condições de vulnerabilidades. Em relato a coordenadora Mônica Reis de Souza, a assistente social Nilcilene Fontes Andrade de Castro Alves e a psicóloga Elizete Rodrigues de Oliveira, contaram que dentre tantos casos que chegam até o CREAS alguns deixam elas muito felizes, pois ver as pessoas sendo cuidadas e tendo suas vidas e dignidade restauradas é algo muito gratificante. “Todos os dias chegam até nós inúmeros casos, e buscamos sempre dar o suporte, o apoio e os cuidados necessários as essas pessoas, que tem suas vidas afetadas de forma tão bruscas. São casos de abuso sexual contra menores, contra idosos, abandonos de familiares, extorsão e tantos mais que nos deparamos todos os dias, mas a alegria de poder ajudar e ver a superação dessas pessoas é a recompensa do nosso trabalho. Descreveu a equipe do CREAS Ibirapuã.

A implantação do CREAS no município de Ibirapuã foi uma iniciativa da gestão do Prefeito Calixto Ribeiro e é um dos motivos de orgulho para o prefeito. “Implantar o Creas foi uma iniciativa muito acetada que fizemos no nosso governo para atender a necessidade de quem mais precisa, porque essas pessoas que já tem seus direitos violados o Creas é um amparo a mais para que elas se restabeleçam na vida e isso é cuidar de pessoas, que é o que mais gosto de fazer,” disse o Prefeito Calixto Ribeiro.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

Deixe seu comentário