Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Grupo do Banestes realiza visita ao Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Ufes

Grupo do Banestes realiza visita ao Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Ufes
07 novembro 20:36 2019 Imprimir notícia
Espírito Santo

Um grupo de representantes da equipe Banestes visitou, nesta quarta-feira (06), o Laboratório de Computação de Alto Desempenho (Lcad) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo foi conhecer a tecnologia do IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), carro autônomo desenvolvido pelo grupo e compreender etapas dos processos de pesquisa em torno do ambiente computacional e de inteligência artificial.

Participaram da visita representantes da diretoria do Banco, do Squad Gestão de Crédito, da Supro, da Ascom, da Gelab e da Tecnologia.

O grupo foi recebido pelo professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do Lcad, que conduziu a visita em conjunto com a equipe de alunos bolsistas do Laboratório – integrada por professores, doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Informática.

Sobre a experiência, o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, ressaltou a importância de aliar o pensamento mercadológico ao acadêmico, quando se trata do estímulo à produção de novas ideias.

"Promover visitas a centros de pesquisa é uma forma de estimular as equipes a utilizarem impulsos criativos para a execução de novas formas de fazer e de pensar os processos habituais. Atualmente, o Banestes tem explorado novas metodologias de trabalho, como o Laboratório de Inovação e o grupo de trabalho do Squad Gestão de Crédito. Mas, é necessário sempre ir além. Por isso, é importante a prática de sair do ambiente tradicional de trabalho e realizar visitas in loco para a troca de experiências", enfatizou.

Amarildo Casagrande reforçou ainda o pensamento de que o mercado e a academia devem atuar de forma conjunta, com o fomento de parcerias institucionais: "Um dos objetos futuros do Banestes será a ampliação de parcerias que tenham como foco impulsionar o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com o desenvolvimento técnico e profissional dos processos no ambiente bancário, além do desenvolvimento dos próprios profissionais e que tragam ainda destaque para o ambiente científico do Estado, como é o caso dos projetos desenvolvidos no Lcad da Ufes".

Tecnologia

O objetivo maior da pesquisa do IARA é compreender o funcionamento do cérebro humano, mais precisamente o sentido da visão, por meio do desenvolvimento de modelos matemáticos e computacionais que simulam os sistemas neurais que controlam a visão humana.

"O IARA é uma plataforma de estudos sobre a cognição visual. Desenvolvemos um sistema que é capaz de mapear, definir e redefinir rotas, como fazemos quando estamos dirigindo. Escolhemos um carro porque para dirigir precisamos usar um conjunto de sentidos", explicou o coordenador do laboratório.

A pesquisa está em andamento desde 2009 e, em 2017, o carro realizou sua primeira viagem, em um trajeto de 74 km entre Vitória e Guarapari. Além disso, em agosto deste ano, a Embraer, em parceria com o Lcad da Ufes, realizou a primeira operação de taxiamento sem interferência humana no Brasil, que, para isso, utilizou o conjunto de sistemas e sensores de navegação.

Mais informações: http://www.lcad.inf.ufes.br/

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM 

Deixe seu comentário