Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Formação auxilia no controle de ações e verbas para a educação

Formação auxilia no controle de ações e verbas para a educação
19 julho 09:55 2019 Imprimir notícia
Educação

Mais uma formação está sendo oferecida aos educadores da rede municipal de ensino de Porto Seguro, numa ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

É o Formação pela Escola (FPE), um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Em Porto Seguro, a formação está sendo coordenada pelo servidor da Secretaria de Educação e tutor do FNDE, Edilson Brito de Oliveira. Segundo ele, cada grupo envolve 120 pessoas, indicadas pelas escolas, incluindo professores, diretores e vices, coordenadores, secretários escolares, técnicos da Secretaria de Educação presidentes de conselhos escolares, membros da comunidade, entre outros. São 17 módulos ofertados, com carga horária de 60 horas cada curso e dois encontros presenciais. O próximo será no dia 14 de agosto.

"É um momento de troca muito interessante. Os educadores compartilham suas experiências nas respectivas escolas e cada participante tem que apresentar propostas de soluções para demandas. Saem trabalhos maravilhosos e as sugestões são utilizadas para melhorar a gestão democrática nos diversos setores e a qualidade do ensino nas unidades escolares envolvidas", avalia o coordenador Edilson.

Entre os temas já abordados, estão Competências Básicas, Programa Nacional de Educação Escolar (PNAE), O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Programa de Transporte Escolar, Controle Social para Conselheiros e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

Deixe seu comentário