Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Conheça 10 incríveis Benefícios do Chá Preto para saúde

Conheça 10 incríveis Benefícios do Chá Preto para saúde
23 outubro 20:49 2019 Imprimir notícia
Estilo de Vida

O chá preto melhora a digestão, ajuda a emagrecer, a controlar a diabetes e aumenta as chances da mulher engravidar.

A diferença entre o chá verde e o chá preto consiste no tratamento das folhas, porque ambos provém da mesma planta, Camellia sinensis, contudo no chá verde as folhas estão mais frescas, e são apenas passadas pelo calor, e no chá preto elas encontram-se oxidadas e fermentadas, que torna seu sabor ainda mais intenso e altera um pouco as suas propriedades medicinais.

Os principais benefícios do chá preto são:

1. Previne o envelhecimento precoce

O chá preto é rico em antioxidantes que atuam beneficiando todas as células, elas impedem a oxidação excessiva, permitindo uma melhor oxigenação celular, e como consequência as células se mantém saudáveis por mais tempo.

2. Facilita a digestão

O chá preto é uma ótima pedida quando se está com o estômago cheio, porque ele atua diretamente sobre o sistema digestório facilitando a digestão e purificando o organismo.

3. Diminui o apetite e emagrece

Consumir regularmente uma xícara de chá preto diminui o apetite, e a vontade de comer doces, o que ajuda a combater a síndrome metabólica e a afinar a cintura. O chá preto diminui o apetite e acelera o metabolismo mas para isso também é importante fazer uma dieta equilibrada com poucas gorduras e açúcares e rica em frutas, legumes, cereais integrais, sementes e peixe. Também é fundamental praticar uma atividade física, como caminhar por 30 minutos, todos os dias.

4. Ajuda a controlar a diabetes

O chá preto tem ação hipoglicemiante, sendo um bom auxílio em caso de diabetes ou pré-diabetes devido ao efeito curativo que tem sobre as células β pancreáticas.

5. Aumenta as chances de engravidar

A toma de 2 xícaras de chá preto por dia, de forma regular, aumenta as chances da mulher engravidar em cada ciclo menstrual. Assim, quando o casal está se preparando para a chegada de um filho é recomendado que a mulher consuma chá preto regularmente.

6. Ajuda a limpar a pele

Aplicar o chá preto sob a pele é uma boa forma de combater a acne e a oleosidade da pele. Basta preparar o chá e quando ainda estiver morno aplicar com uma gaze ou algodão diretamente sobre a área que deseja tratar. Deixar atuar por alguns minutos e lavar o rosto a seguir.

7. Diminui o colesterol

O extrato de chá preto promove um aumento no metabolismo do colesterol, provavelmente devido à inibição da reabsorção dos ácidos biliares, podendo ser utilizado na prevenção da síndrome metabólica.

8. Previne aterosclerose e infarto

O chá preto é rico em flavonoides, conhecidos como protetores do sistema cardiovascular previnem a oxidação do colesterol LDL, responsável pela formação das placas de ateromas, as quais aumentam o risco de trombose.

9. Mantém o cérebro em alerta

Outro benefício do chá preto é manter o cérebro alerta porque este chá tem cafeína e L-Teanina que melhoram a performance cognitiva e aumenta o estado de alerta, por isso, é uma excelente opção para o café da manhã ou logo após o almoço. Seu efeito pode ser notado em média, após 30 minutos de sua ingestão.

10. Ajuda na prevenção do câncer

Devido a presença de catequinas, o chá preto, também ajuda a prevenir e a combater o câncer, e acredita-se que isso possa acontecer devido ao seu efeito protetor do DNA das células, e da indução de apoptose das células tumorais.

Como fazer chá preto

Para aproveitar todos os benefícios do chá preto é importante seguir a receita à risca.

Ingredientes

1 xícara de água fervente

1 saqueta de chá preto ou 1 colher de chá de chá preto

Modo de preparo

Adicionar a saqueta ou as folhas de chá preto na xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por, pelo menos 5 minutos. Coar e tomar ainda morno, adoçado ou não.

Quem sofre de insônia pode consumir o chá preto, desde que este fique em infusão durante cerca de 10 minutos, o que torna seu sabor ainda mais intenso, mas que não atrapalha o sono. O chá preto preparado durante menos de 5 minutos, tem efeito contrário e mantém o cérebro mais ativo e por isso quando preparado dessa forma não deve ser consumido após as 19 horas.

Para deixar o sabor do chá preto mais suave pode-se adicionar um pouco de leite morno ou meio limão espremido.

Contraindicações

O chá preto não é recomendado para bebês e crianças com menos de 12 anos de idade.

PORTAL SBN| COM INFORMAÇÕES DO TUA SAÚDE 

Deixe seu comentário