Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Concurso de Paródias conscientiza alunos de Alegre sobre cuidados com o Meio Ambiente

Concurso de Paródias conscientiza alunos de Alegre sobre cuidados com o Meio Ambiente
17 julho 09:19 2019 Imprimir notícia
Educação

Para aproximar o aluno do gênero textual paródia, estimulando o pensamento criativo, crítico e reflexivo acerca da sociedade atual, de forma bem-humorada e divertida, a Escola Oscar de Almeida Gama, em Alegre, realizou o I Concurso de Paródias sobre o Meio Ambiente, na última sexta-feira (12/07).

Participaram alunos de 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental), 8º, 9º de Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio). Dentre os objetivos, estavam interagir as disciplinas de Ciências, Biologia, Língua Portuguesa e Arte, por meio da escrita e da preservação dos recursos naturais disponíveis; apresentar, por meio das letras das músicas, uma visão crítica dos danos causados pelo homem ao meio ambiente; motivar nos alunos a curiosidade de se expressar e apresentar em público e despertar nos alunos a atenção à preservação do meio ambiente por meio da música.

“Além disso, a iniciativa visou trabalhar a interdisciplinaridade, oferecendo uma nova postura do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de todas as potencialidades do aluno, como a escrita, a oralidade, a postura crítica diante da vida e o trabalho em equipe, por exemplo. Os aspectos trabalhados permitem, ainda, fortalecer o aluno para ser um agente de mudanças positivas e significativas”, disse o diretor da escola Paulo Eduardo Frinhani.

Durante as atividades, os objetivos almejados foram considerar o meio ambiente em sua totalidade; concentrar-se nas questões ambientais atuais e naquelas que podem surgir, levando em conta uma perspectiva histórica; promover a participação dos alunos na organização de suas experiências de aprendizagem, dando a eles oportunidade de tomar decisões; estabelecer, para os alunos de todas as idades, uma relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos, a atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade.

As letras das músicas tiveram como tema "Meio Ambiente", que abordaram os temas e áreas afins como: poluição ambiental, urbanização e meio ambiente, desmatamento, extinção de espécies, mudanças climáticas, uso indiscriminado de agrotóxicos, uso não sustentável dos recursos naturais, meio ambiente e sustentabilidade.

A participação contou com apresentações individuais ou em grupos de no máximo cinco alunos, além da participação em massa de todos os alunos da escola, de uma boa quantidade de Pais e responsáveis, com pessoas da comunidade local e também com artistas e cantores da região que se apresentaram entre as Paródias com músicas para animar os espectadores e apresentações e recitações de poesias.

O projeto Concurso de Paródias foi elaborado no plano de ação da escola pelas professoras de Ciências, Beatriz do Santo Paixão; de Biologia Michely Leal Polastreli; de Língua Portuguesa, Tatyanna Rogae Furtado e de Arte, Sirlene Amorim Affonso. O projeto também contou com a participação de professores de outras disciplinas e com a equipe gestora da escola, formada pelo diretor Paulo Eduardo Frinhani e da pedagoga Rosângela Maria Gonçalves de Souza.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/SEDU

Deixe seu comentário