Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Comprovado cientificamente, uma das principais maneiras de evitar o câncer é por meio de uma alimentação saudável

Comprovado cientificamente, uma das principais maneiras de evitar o câncer é por meio de uma alimentação saudável
22 agosto 15:50 2019 Imprimir notícia
Saúde

Está comprovado cientificamente que umas das principais maneiras de evitar o câncer é por meio de uma alimentação saudável. Além disso, praticar atividade física regular e manter o peso corporal adequado também deve ser prioridade para quem deseja evitar a doença.

Relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR) comprovam que uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e verduras podem prevenir o câncer.

De acordo com o médico Wesley Schunk não existe um remédio melhor para o organismo que a alimentação saudável. Um estudo realizado pelo centro de câncer do hospital A.C. Camargo, nas capitais de São Paulo, Goiânia e Vitória, além dos Estados Unidos, e publicado na revista científica do Ministério da Saúde Americano, lista quais frutas, verduras e legumes ajudam a proteger o corpo de alguns tipos de cânceres.

Veja os alimentos

- Tomates e frutas cítricas ajudam a prevenir câncer na boca;

- Maçã e pera protegem a boca e a laringe;

- Couve, brócolis e repolho são bons para laringe e faringe;

- Cenouras e frutas, especialmente, a banana, contribuem para evitar câncer na faringe.

Segundo o estudo, se você consumir esses tipos de alimentos, pelo menos, três vezes por semana, está reduzindo a chance de ter um câncer de cabeça e pescoço.

Estudo

No estudo, os pesquisadores se concentraram em tumores que atingem cabeça e pescoço. Ao total, foram entrevistadas 3.400 pessoas, metade dos entrevistados estava com saúde e a outra metade, tratando câncer de boca, laringe e faringe. O objetivo, era descobrir o que faltava no prato de quem adoeceu.

Análise médica

De acordo com Wesley Schunk, quando o assunto é prevenção do câncer, o mais importante é saber o que não comer para evitar a doença. "Fuja dos alimentos industrializados, do açúcar refinado, dos conservantes e corantes. Esses produtos são cancerígenos e aumentam as chances do seu organismo desenvolver diferentes tipos de tumores", alertou.

Alimentos destacados pelo médico que ajudam a prevenir tumores

Amora: Está na lista das frutas vermelhas que ajudam a combater e a prevenir o câncer. "Essa frutinha pequena é uma fonte de resveratrol, que nada mais é do que um antioxidante flavonoide, necessário para regular os vasoconstrição das veias", disse Schunk.

Alho: É rico em compostos considerados sulfurados. Ele é essencial para inibir a manifestação e evolução das células cancerígenas.

Alcachofra: Possui inulina, que trata-se de um probiótico essencial para a prevenção do câncer gastrointestinal.

Sardinhas e salmão: são os melhores alimentos quando o assunto é aumentar o consumo de ômega-3. "Esses alimentos são essenciais para ajudar a prevenir o câncer, pois atuam como anti-inflamatórios no organismo. Além disso, o ômega-3 ajuda no combate à obesidade", destacou o médico.

Abacate: Este é um alimento versátil na culinária, que pode ser usado em pratos salgados ou doces. De acordo com Wesley Schunk, esse alimento é rico em ácidos-graxos, poli-insaturados e possui muitas vitaminas do grupo B, que auxiliam no combate e no tratamento do câncer.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES REDAÇÃO FOLHA VITÓRIA

Deixe seu comentário