Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Comissão representam a câmara de São Mateus em reunião com o CIM norte em Nova Venécia

Comissão representam a câmara de São Mateus em reunião com o CIM norte em Nova Venécia
03 maio 16:20 2019 Imprimir notícia
Legislativo

Os vereadores Aquiles Moreira (presidente da Comissão de Saúde), Ajalírio Caldeira (membro do colegiado) e Jozail do Bombeiro (presidente da Comissão de Constituição e Justiça, participaram de reunião na sede do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo – CIM Norte/ES, na última quinta-feira, 02 de maio, em Nova Venécia.

A convite do vereador Jozail do Bombeiro, extensivo a todos os vereadores, a comitiva se encontrou com a superintendente da entidade, Risonete Maria Oliveira Macedo, e a diretora da Rede Cuidar, Gilmara Sossai.

Coube aos gestores, dar maiores esclarecimentos sobre débitos de São Mateus com o Consórcio de municípios, criado para promover o planejamento, a coordenação dos esforços e a execução de serviços e ações de saúde de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, com consultas, exames e serviços de saúde especializados pela “Rede Cuidar”, antigo Centro Regional de Especialidades–CRE.

DÍVIDA

Conforme a entidade, o serviço estava temporariamente suspenso aos pacientes de São Mateus, mas se normalizou após a prefeitura propor acordo para saldar uma dívida de R$ 645 mil, que se arrasta desde setembro de 2017, quando a Rede Cuidar foi inaugurada.

PROPOSTA

Em assembleia dos municípios membros do consórcio, ontem de manhã na sede do CIM NORTE, ficou deliberado que, após a proposta apresentada pela secretaria municipal de saúde, a prefeitura vai previsionar dotação no orçamento 2019, para o pagamento total da dívida em março de 2020.

CIM NORTE

O CIM NORTE/ES é constituído, pelos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, São Mateus, Vila Valério, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo, Água Doce Do Norte, Barra de São Francisco, Vila Pavão e Ecoporanga, com aprovação de suas entradas no Consórcio nos termos das respectivas leis municipais.

Através dos municípios consorciados, abrange uma população total estimada em mais de trezentos mil habitantes distribuídos em uma área geográfica de 9.930 km2, conforme fonte IBGE.

Atualmente os municípios consorciados não dispõem isoladamente de recursos financeiros suficientes para cobrir os investimentos necessários para oferecer serviços especializados de saúde à população. Através do CIM NORTE/ES, desde 1999 os serviços especializados de saúde são terceirizados e contratados de forma conjunta, permitindo a redução nos preços praticados para o serviço público em cerca de 40%, e em alguns casos em até 60% dos valores anteriormente pagos pelos municípios.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM

Deixe seu comentário

SIGA-NOS