Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Calvície? Após 30 anos de estudos, produto desenvolvido por universidade mineira chega ao ES

Calvície? Após 30 anos de estudos, produto desenvolvido por universidade mineira chega ao ES
08 junho 08:19 2019 Imprimir notícia
Saúde

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), no Brasil, 42 milhões de homens têm calvície e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema atinge metade dos homens até os 50 anos de idade. A maioria não lida bem com a perda dos cabelos e muitos buscam maneiras para reverter o problema. Alguns já estão investindo no implante capilar, mas devido ao custo do procedimento, tônicos capilares têm sido a solução mais acessível para o problema.

A boa notícia é que um novo tônico capilar que combate a queda dos cabelos e devolve o crescimento aos fios foi desenvolvido por professores e doutores da Universidade Federal de Minas Gerais, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica, e por pesquisadores da Alamantec, empresa residente do parque tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Após 30 anos de pesquisa, e desenvolvido com base em uma proteína que combate as principais causas da queda de cabelo, o produto chega ao mercado nacional. De acordo com o médico, pesquisador e coordenador da pesquisa, Robson Augusto Souza Santos, durante os testes realizados com 60 voluntários, em 66% dos casos o cabelo cresceu na região onde havia falha capilar e em 30%, novos fios de cabelo surgiram.

Tratamento

Ainda conforme o professor, para atingir o nível de interrupção da queda dos cabelos e crescimento de novos fios é necessário realizar o tratamento por no mínimo 90 dias ininterruptos. “O tratamento pode se estender por tempo indeterminado, e não possui contraindicação”, afirma Robson Santos.

Em 2010 foram feitos testes que comprovaram que o produto não causa alergias. Em um segundo momento, segundo os estudiosos, novos testes foram realizados constatando a eficácia: evita queda de cabelo!

“A principal diferença é que esse tônico é baseado em produtos produzidos pelo próprio organismo. Ele tem três efeitos principais: vaso dilatação, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos que nutrem o folículo piloso; é antioxidante; e reduz a morte celular, com isso preserva mais o folículo piloso, responsável por produzir os pelos”, explicou o coordenador.

O pesquisador lembra que começou com a pesquisa básica há mais de 30 anos e diz ser muito gratificante ver um produto sair da bancada direto para o mercado. O cosmecêutico recebeu o nome de “Sanctio – Nanoformulação Antiqueda Capilar” e já é comercializado em todo país, inclusive no Espírito Santo.

A queda de cabelo, por inúmeros motivos, atinge boa parte da população mundial. No Brasil, 50% das mulheres adultas tem pelo menos uma queixa com relação à queda de cabelos. Metade dos homens que tem entre 18 a 50 anos sofre com algum tipo de quadro de calvície, já entre as mulheres o percentual é de apenas 5%.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES REDAÇÃO FOLHA VITÓRIA

Deixe seu comentário