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Ansiedade comum ou transtorno de ansiedade: qual a diferença?

Ansiedade comum ou transtorno de ansiedade: qual a diferença?
15 setembro 20:17 2019 Imprimir notícia
Saúde

Você sabe diferenciar se o que está sentindo é ansiedade ou um transtorno mais grave que exige cuidados? Veja como saber

Você costuma se sentir ansioso no dia a dia? Pois saiba que certos níveis de ansiedade são considerados normais e até nos ajudam a enfrentar alguns eventos rotineiros.

Entretanto, isso pode se tornar um problema quando ela vem acompanhada de sintomas mais graves, se transformando em um transtorno de ansiedade generalizada que afeta diversos aspectos da nossa vida. Veja como diferenciar os casos:

Ansiedade comum

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano e possui alguns tipos diferentes, que costumam estar relacionados a eventos importantes, medos ou preocupações.

Como quando passamos por uma entrevista de emprego; ou estamos no primeiro dia de aula; ou um atleta na final de um campeonato; ou quando a pessoa tem medo de avião e vai fazer uma viagem.

Geralmente, estas situações causam algumas sensações mais intensas, mas que são naturais e que não impactam tanto na rotina ou no bem-estar da pessoa, como:

Sintomas

dificuldades para dormir

dificuldades de concentração

pensar muito sobre o evento antecipadamente.

Segundo a psicóloga Camila Morais, estas sensações podem ajudar para que a pessoa se prepare de forma adequada ao evento ou se proteja. E, normalmente, não atrapalha em nada o dia a dia.

Ansiedade generalizada

Já o Transtorno da ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela "preocupação excessiva ou expectativa apreensiva", de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV).

Não se sabe ao certo a origem deste problema, mas acredita-se que o transtorno esteja ligado diretamente à neurotransmissores, como serotonina, dopamina e norepinefrina.

Outros fatores também podem favorecer o surgimento desse quadro, como genética e questões externas, incluindo a qualidade de vida e o estresse.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

Diferente da ansiedade comum, o principal sintoma do TAG é a presença quase permanente de preocupação ou tensão. E mesmo que a pessoa saiba que não há motivos ou sua preocupação é excessiva para a questão, ela não consegue controlar suas reações.

Outros sintomas mais graves incluem:

Taquicardia ventricular

Falta de ar

Tontura

Mãos e pés frios

Sudorese excessiva

Sensação de que algo ruim está para acontecer.

Às vezes, esses efeitos também podem se manifestar no corpo. Fique atento à tensão muscular, tremores ou dor de cabeça, respiração ofegante, fraqueza e problemas no estômago, náuseas e diarreia.

Ansiedade: quando vira doença?

Diante dessa diferença de quadros, a psicóloga Camila Morais alerta que a ansiedade pode chegar a ser uma doença quando é sentida de maneira intensa, podendo causar sintomas físicos e atrapalhar o desempenho da rotina.

Por isso, preste atenção quando isso começar a interferir no trabalho, nas relações e em outras partes da vida; ou ainda quando surgirem sintomas de outras doenças, como depressão, alcoolismo, dependência de drogas ou até pensamentos suicidas.

Estes são alguns sinais de que a ansiedade está passando dos limites e é necessário consultar um especialista. Procurar ajuda médica é essencial para evitar futuras complicações.

Crise de ansiedade: o que fazer

Diante de uma crise de pânico, por exemplo, é necessário não lutar contra, pois são mecanismos inconscientes que estão em ação. Desta forma, as melhores técnicas de combate são:

Métodos de relaxamento, como meditação ou prece

Usar técnicas de distração, como uma conversa suave ou música tranquila

Massagens no corpo

Controle da respiração

Como prevenir o distúrbio

Segundo a especialista, a prevenção é ainda mais importante e está relacionada com hábitos saudáveis de vida.

A psicóloga também alerta sobre a necessidade de consultar um profissional para avaliar melhor o quadro, indicar uma terapia ou medicação. Algumas práticas saudáveis destacadas para evitar esses quadros são:

Exercícios regulares

Evitar uso de aparelhos eletrônicos em excesso, principalmente antes de dormir

Boas horas de sono

Alimentação saudável

Evitar realizar muitas tarefas ao mesmo tempo

Praticar yoga ou meditação

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