Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Alunos da Escola João Bley constroem gerador eletrostático

Alunos da Escola João Bley constroem gerador eletrostático
15 novembro 20:52 2019 Imprimir notícia
Educação

O desafio foi lançado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio junto ao professor da disciplina de Física.

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Bley, localizada em Castelo, construíram um gerador Van de Graaff, uma máquina eletrostática. Eles foram orientados pelo professor da disciplina de Física, Altair Lorencetti Cunha.

“Com esse tipo de atividade, incentivamos o protagonismo na escola, além de permitir aos estudantes irem em busca do próprio conhecimento e não recebê-lo passivamente”, disse Cunha.

Renan da Silva Moreira foi um dos alunos que participou da construção do gerador e destacou que desde o início da confecção do gerador receberam toda a orientação necessária. “Ao construí-lo aprendemos todos os processos, desde a captação de energia até sua dispersão pelo corpo, uma vez que poderíamos apenas ter comprado um, optamos por construir um do zero. Assim, economizamos dinheiro e reutilizamos peças que iriam para o lixo”, afirmou.

Gerador de Van de Graaff

Foi inventado pelo engenheiro estadunidense, Robert Jemison Van de Graaff em 1931. O dispositivo foi empregado em Física Nuclear para produzir tensões muito elevadas e acelerar partículas elétricas. Atualmente, com novas tecnologias no processo de acelerar partículas, o gerador presta um papel importantíssimo no ensino da eletrostática.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS /ASCOM 

Deixe seu comentário