Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99798-9398
    Luscivanio Lopes

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Alimentação correta pode 'retardar' o envelhecimento. Saiba quais alimentos devem ser consumidos e evitados!

Alimentação correta pode 'retardar' o envelhecimento. Saiba quais alimentos devem ser consumidos e evitados!
10 junho 14:40 2019 Imprimir notícia
Saúde

Foto: Divulgação

Você sabia que uma alimentação adequada contribui para o bom funcionamento do organismo, previne e auxilia no tratamento de diversas doenças? Além disso, outra informação "curiosa" é que o envelhecimento ocorre por motivos, também, ligados a alimentação. Alguns exemplos são redução do paladar, do apetite e dificuldade de mastigação.

Além disso, a digestão mais lenta, rejeição a certos alimentos e uma preferência por carboidratos ao invés de proteínas também "antecipam" o envelhecimento.

De acordo com a nutricionista Cleide Kriger, uma opção para evitar o problema é a suplementação alimentar, que quando necessária, deverá ser feita com acompanhamento de um profissional capacitado. Uma alimentação equilibrada deve conter proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

A ingestão proteica adequada, além da manutenção do peso, preservará a quantidade de massa magra e musculatura evitando a sarcopenia, que gera perda da massa, força e funcionalidade dos músculos.

Cleide alerta que é importante o idoso se alimentar de 3 em 3 horas, em pequenas porções, diversificando alimentos e preparações, visando estimular além do paladar, o olfato e a visão. O ideal é que este momento seja de interação com amigos e família, tornando o ato de se alimentar mais prazeroso, positivo e completo.

Indicações

- Alimentos ricos em nutrientes como frutas , verduras, legumes e grãos integrais, variando-os na dieta para evitar deficiências ou excessos;

- Carnes com pouca gordura e aves sem pele;

- Variar o modo de preparo: cozidos, grelhados, assados e ensopados;

- Leites e iogurtes desnatados;

- Azeite de oliva para temperar as saladas;

- Alimentos integrais ricos em fibras;

- Frutas como sobremesas no lugar de doces;

- Ingestão hídrica deve ser de 8 a 10 copos de água por dia, longe das refeições.

Devem ser evitados

- Frituras, gorduras, refrigerantes, biscoitos recheados, carnes gordas, embutidos e queijos amarelos;

- Utilizar com moderação sal, açúcar, alimentos processados pois são carregados de sódio e conservantes.

"A ciência comprova que reduzir ou eliminar o consumo de açúcar e industrializados é o caminho para a longevidade com qualidade de vida. O ideal é que o ato de comer seja em um ambiente tranquilo com melhor percepção da comida suas cores, cheiros e formas, sem distrações, como televisões e celulares, com mastigação mais lenta, desfrutando os momentos de relaxamento e bem-estar", alertou a nutricionista.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES REDAÇÃO FOLHA VITÓRIA

 

Deixe seu comentário