Mulheres de Zumbi dos Palmares comercializam 14 mil quilos de alimentos
Com apoio da Suzano, agricultoras familiares receberam qualificação e agroindústria ganhou poço artesianoA agroindústria da Associação de Pequenos Agricultores do Assentamento Zumbi dos Palmares (APAP) comemora a produção de mais de 14 mil quilos de alimentos, dentre biscoitos, bolos e pães, produzidos e comercializados em 2023. A Suzano é parceira da APAP, e nos últimos dois anos já contemplou a associação com recursos financeiros, por meio de dois editais, para apoio e incentivo a agroindústria.
De acordo com a agricultora Tereza Cristina Rodrigues de Souza, coordenadora da agroindústria da APAP, entre janeiro e dezembro deste ano, a associação produziu em torno de 13.000 kg de biscoitos variados, 1.000 kg de bolos e 250 kg de pães caseiros. Os produtos foram comercializados em feiras da agricultura familiar da região e fornecimento ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, e ao município de São Mateus, por meio do Programa de Compra Direta de Alimentos (CDA).
“Nós fomos contemplados em dois editais da Suzano, um no valor de R$ 15 mil, voltado a capacitação das mulheres, com curso de produção de pizzas, bolos e biscoitos, e outro no valor de R$ 30 mil, para a construção de um poço artesiano de 72 metros de profundidade, que abastece a sede da agroindústria. Os recursos oferecidos pela Suzano foram de suma importância para o fortalecimento da nossa indústria, que é a fonte de renda para várias famílias”, ressalta Tereza.
Ainda, conforme a agricultora, a agroindústria conta com uma equipe de 12 mulheres, todas moradoras do assentamento, e em 2024 a equipe vai aumentar para 18 mulheres. “Não são apenas elas as beneficiadas, mas todas as suas famílias, que dependem da renda gerada com a nossa produção. Com a força dessas mulheres, o apoio da Suzano e de outros parceiros, estamos conseguindo crescer e vamos crescer ainda mais”, afirma.
O Assentamento Zumbi dos Palmares fica localizado no Distrito de Nestor Gomes, em São Mateus. Criado em 1999 em uma área de 1.386 hectares, conta hoje com cerca de 300 famílias instaladas. A APAP foi fundada em 2008 com 20 associados, hoje conta com 73, uma sede e um galpão.
Tereza Cristina relata que no início da associação a participação maior era dos homens. O trabalho das mulheres era voltado para beneficiar o café e a pimenta, que são os carros-chefes da produção agrícola na região. No entanto, elas tinham o sonho de diversificar a produção e realizar o trabalho que já faziam em casa. Hoje, o empoderamento feminino dá mais sustentabilidade as famílias.
Pessoas Únicas e Suas Histórias
Em mais um vídeo da série "Pessoas Únicas e suas Histórias 2023", Tereza Cristina falou um pouco sobre como o apoio da Suzano transformou a sua vida e das mulheres do assentamento Zumbi dos Palmares.
A série especial mostra personagens da vida real, com histórias inspiradoras, que cruzaram com a Suzano e fizeram acontecer. Pessoas que batalham sempre por uma sociedade mais justa, que criam oportunidades em vez de obstáculos e nunca desistem diante das dificuldades. Todos os vídeos da série estão disponíveis no canal da Suzano no youtube.
Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).
Portal SBN