Linhares inicia operação inédita para acolhimento social e apoio à segurança pública

A Prefeitura de Linhares iniciou uma operação integrada inédita na região central do Município, entre os bairros Centro e Araçá, para fortalecer o acolhimento social de pessoas em situação de rua e também de apoio à segurança pública nestas regiões. A operação é realizada pelas secretarias municipais de Assistência Social, Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Urbano e de Obras e Serviços Urbanos.
A operação integra um conjunto de ações estratégicas do Município, que serão desenvolvidas a longo prazo, para atuar no acolhimento à pessoa em situação de rua contribuindo para a sua reinserção familiar na cidade de origem ou a sua qualificação profissional tornando-o apto ao mercado de trabalho, e também no combate a crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.
As abordagens preventivas também foram motivadas por solicitações de associações de moradores, entidades comerciais e empresariais, e por lideranças religiosas.
Durante as primeiras abordagens, 128 pessoas em situação de rua foram abordadas. Deste total, 31 foram encaminhadas às suas cidades de origem, 32 aceitaram o serviço de acolhimento, sendo que 8 foram levadas para a Casa de Acolhida São Francisco de Assis, 1 (um) precisou ser encaminhado ao sistema de saúde municipal, três gestantes foram atendidas e não aceitaram os serviços das equipes e uma pessoa foi inserida ao mercado de trabalho.
As equipes de segurança identificaram que algumas pessoas abordadas que possuem antecedentes criminais. Nas abordagens também foram encontrados materiais para consumo de entorpecentes e armas brancas.
A secretária municipal de Assistência Social, Giovana Marinot, destacou que a operação integrada é uma das estratégias de gestão para que a condição de rua seja superada, por meio da garantia de direitos. “É o que a gente deseja. É o que a gente acredita, enquanto gestão pública”, afirmou ela.
Geovana fez questão de agradecer aos servidores da Assistência Social, da Saúde e das demais secretarias envolvidas, que abraçaram a causa e se dedicaram a realizar um trabalho humanizado e articulado na proteção das população em situação de rua.
Portal SBN