Helicóptero do NOTAER faz primeiro atendimento de alta complexidade em Pedro Canário

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Helicóptero do NOTAER faz primeiro atendimento de alta complexidade em Pedro Canário

Pedro Canário - Notaer

Um paciente de 69 anos, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, foi transferido por helicóptero nesta terça-feira (13/01/2026), em uma operação inédita de atendimento aeromédico em Pedro Canário. A ocorrência marcou o primeiro acionamento do NOTAER no município para um caso de alta complexidade.

O atendimento começou no Hospital Menino Jesus, onde a gravidade do quadro levou à mobilização da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de São Mateus. A equipe realizou os primeiros procedimentos ainda no município, seguindo os protocolos de emergência para infarto grave.

Durante o atendimento, foi utilizado o Alteplase, medicamento trombolítico indicado para a dissolução de coágulos e a retomada do fluxo sanguíneo em casos de infarto. O fármaco passou a integrar recentemente a rede do SUS Norte, permitindo intervenções mais rápidas antes da transferência para unidades de referência.

O helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (NOTAER) pousou na área externa do Ginásio de Esportes Osman Santana Moura, de onde o paciente foi removido para o Hospital Rio Doce, em Linhares, unidade de referência para esse tipo de atendimento.

Segundo a prefeitura, a ocorrência evidencia a ampliação da articulação entre atenção hospitalar, SAMU e transporte aeromédico na região norte do Espírito Santo. Para o prefeito Kleilson Rezende, o acionamento do NOTAER em Pedro Canário indica a expansão da capacidade de resposta em situações críticas. “Esse atendimento mostra que o SUS Capixaba está avançando e chegando aonde antes não chegava com essa rapidez e estrutura. Ver um helicóptero do NOTAER sendo acionado pela primeira vez em Pedro Canário é a prova de que estamos vivendo uma nova fase, com mais investimentos, integração dos serviços e, principalmente, mais chances de salvar vidas”, destacou o prefeito

Portal SBN | Lucas Queiroz

Últimas da Bahia

Veja Mais +