Gruta da Onça encanta visitantes com a natureza e histórias do Centro de Vitória
A caminhada pelo percurso é acompanhada pela equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam).Quem percorre as trilhas que contam um pouco da história de Vitória e do Espírito Santo em meio à floresta de Mata Atlântica de encostas, preservada no Parque Natural Municipal Gruta da Onça se encanta com o que vê. A caminhada pelo percurso é acompanhada pela equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam).
Entre uma parada e outra adentrando às trilhas, os visitantes têm a companhia dos curiosos saguis-de-cara-brancae podem conferir de perto os caminhos históricos construídos ainda no período imperial, as nascentes da Capixaba e do Poço Azul, a Capela que contém uma pintura do artista Ely Vicentini, que retrata a fauna e a flora da Mata Atlântica, além de conhecerem as novas estruturas da sede administrativa do parque.
Ao final da visitação, belíssimos registros fotográficos e as boas lembranças são garantidos, além da vontade de retornar ao parque!
SeMEAR
Desde a entrega das novas estruturas do Parque Gruta da Onça, localizado na Região do Centro de Vitória, em novembro do ano passado, as ações da Gerência de Educação Ambiental da Semmam são conduzidas a partir da Sede Municipal de Educação Ambiental Referência de Vitória (SeMEAR), localizada no Parque e responsável pela gestão das políticas públicas de educação ambiental em suas interfaces formal e não formal dentro das relações institucionais nas mais variadas esferas de atuação.
As atividades de interpretação ambiental nas trilhas, nascentes e mirante presentes no parque, fazem parte das ações do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Gruta da Onça, sob responsabilidade da Gerência de Educação Ambiental (GEA).
"Esse novo espaço da Educação Ambiental, o SeMEAR, cumpre uma importante missão, que é criar e fomentar nas pessoas, de todas as idades, o interesse pela sustentabilidade de nossa cidade e do meio ambiente sadio e também promover a interatividade e o protagonismo socioambiental responsável", indica o a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.
Para saber mais
Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam e para atendimento às instituições de ensino, comunidades ou grupos que desejam parcerias para realização de projetos de educação ambiental ou visitas de cunho educativo nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta entrar em contato pelos telefones (27) 3382-6536 e (27) 3382-6585 ou buscar informações no Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix.