Dia Mundial da Água: peixes-lixeira promovem conscientização
Dia Mundial da Água: peixes-lixeira promovem conscientizaçãoA água faz parte do nosso dia a dia, desde a produção de alimentos à constituição do nosso corpo, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade.
Neste dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas- ONU, com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Um estudo inédito, realizado pela Blue Keepers em conjunto com pesquisadores da USP e como o Pacto Global da ONU, revelou que até 33% do plástico consumido no Brasil pode chegar até o oceano. Esse valor pode chegar a 3,5 milhões de toneladas de materiais por ano e estima-se que cada brasileiro pode poluir os mares com até 16kg de plásticos por ano.
A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha reforça que precisamos tomar atitudes que colaborem para a preservação e economia deste bem natural, como por exemplo: Não descartar lixo nos rios e mares; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, etc.); reutilizar a água sempre que possível e compartilhar ideias ecológicas com amigos, parentes e diversas pessoas.
Peixes-lixeira
Uma campanha permanente onde a Prefeitura de Vila Velha promove sensibilização em relação ao descarte irregular de resíduos. Os peixes-lixeira são feitos de uma estrutura de metal que recebe garrafas PET e embalagens longa vida. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Segundo a gerente de Recursos Naturais, Manuela Batista, o peixe-lixeira é uma importante ferramenta de sensibilização ambiental. “Grande parte dos resíduos chegam aos oceanos, onde vários animais marinhos, como os peixes, podem se alimentar acidentalmente desses materiais. O peixe-lixeira auxilia também na educação ambiental sobre a coleta seletiva, pois nele só podem ser descartados embalagens recicláveis”, explicou a gerente.
Desde seu lançamento, os equipamentos já passaram em várias escolas da rede municipal e bairros, entre eles, Praia de Itaparica, Ponta da Fruta, Ilha das Flores, Barra do Jucu e Vale Encantado.
Os peixes-lixeira também estão presentes nas comemorações do Dia Mundial da Água realizado pelas escolas municipais, nesta terça e quarta-feira, onde a comunidade escolar pode depositar garrafas PET e embalagens longa vida, que serão encaminhados para a Associação de Catadores (Revive), contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, lembra que a ação é um incentivo à economia, por incentivar a atividade dos catadores. “Todo mundo sai ganhando e o meio ambiente agradece”, finalizou.
Portal SBN