Veja as regras do último debate entre os candidatos ao Governo do Espírito Santo na próxima quinta-feira (27)
Debate será na quinta-feira (27), com transmissão ao vivoO último debate do segundo turno entre os candidatos ao Governo do Espírito Santo na próxima quinta-feira (27). O debate, mediado por Mário Bonella. Você pode acompanhar ao vivo pelo g1, na TV Gazeta, no Globoplay, na rádio CBN Vitória e no site A Gazeta.
Participam do debate os candidatos Manato (PL) e Renato Casagrande (PSB). Os dois disputam o segundo turno das eleições no domingo (30/10).
O debate será realizado nos estúdios da TV Gazeta, em Vitória. As regras do programa foram aprovadas pelas assessorias dos dois candidatos.
"O debate é um dos pontos marcantes da campanha eleitoral porque os candidatos ficam frente a frente sem nenhum intermediário, sem nenhum filtro. É a oportunidade do eleitor conhecer a história e as propostas de cada um de maneira clara e transparente.
E a grande novidade deste ano é o formato, em que os candidatos ficarão livres num espaço onde circularão e administrarão o próprio tempo. Promover debates é uma tradição na TV Gazeta, que completa 40 anos este ano.
Banco de minutos
Neste debate, os candidatos terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado e dividido da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser 'guardado' de um bloco para o outro.
No primeiro bloco, por exemplo, cada um dos candidatos receberá o tempo de 15 minutos. Se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.
Confira a seguir a divisão dos blocos:
Primeiro bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas;
Segundo bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pelo Jornalismo da Rede Gazeta. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas;
Terceiro bloco: mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas;
Quarto bloco: mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.
A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.
Direito de resposta
O candidato que se sentir ofendido e não tiver mais tempo de fala no bloco pode pedir direito de resposta, que será avaliado. Se for concedido, o candidato terá um minuto para se defender.
Nos casos em que o candidato quiser pedir o direito de resposta, a solicitação deve ser feita em silêncio, com o candidato levantando a mão para o mediador.
A produção do debate irá analisar o pedido. Caso o direito de resposta seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.
Eventual ausência
Em caso de ausência de um dos candidatos, será realizada uma entrevista de 30 minutos com aquele que comparecer.
Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado e aparecerão no telão.
Nesta segunda-feira (24), em uma reunião da Rede Gazeta com representantes dos candidatos, a campanha de Manato e a de Casagrande concordaram com os termos do programa e confirmaram a participação no debate.
Eleições 2022
O primeiro turno das eleições de 2022 ocorreu no dia 2 de outubro. Casagrande recebeu 976 mil votos (46,94% dos votos válidos), e Manato teve 800 mil votos (34,48% dos válidos).
No primeiro turno, os eleitores também elegeram senadores, deputados federais e deputados estaduais.
*COM INFORMAÇÕES G1 ES