Curso de Roteiro com bolsa de mil reais no Espírito Santo

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Curso de Roteiro com bolsa de mil reais no Espírito Santo

Projeto oferece bolsas para laboratório de desenvolvimento de roteiro para curta-metragem
Educação, Espírito Santo - Oportunidades

Remonta LAB está com inscrições abertas para curso gratuito com aulas presenciais e online


 Curso de Roteiro com bolsa de mil reais no Espírito SantoO projeto REMONTA vem desde 2020 realizando uma série de atividades formativas voltadas para o audiovisual com foco na inclusão e na diversidade. Nesta nova fase, o projeto está com inscrições abertas para um Laboratório de desenvolvimento de roteiro para curta-metragem, que será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e online. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário disponível no link www.bit.ly/remontalab  até o dia 29 de maio. O curso é voltado para mulheres, pessoas trans, travestis e não-binárias, e pessoas negras e indígenas terão reservas de vagas. Além disso, a inscrição é exclusiva para moradores do Espírito Santo. Leia o regulamento aqui: www.bit.ly/regulamentoremonta

Ao todo serão oferecidas 6 vagas e o laboratório contará com emissão de certificado e bolsa de ajuda de custo, no valor de R $1.000,00, para cada uma das selecionadas. A seleção avaliará as propostas enviadas por meio da análise dos documentos solicitados (argumento, sinopse e carta de intenções). Será considerado também o envolvimento que a pessoa proponente tem com a área de cinema, roteiro, comunicação ou artística como um todo e a sua experiência com projetos culturais.

‌O laboratório será ministrado pelas roteiristas e diretoras Nathália Tereza (MS) e Cíntia Lima (PE), que possuem ampla experiência na área e filmes exibidos e premiados em festivais. Uma das idealizadoras e produtoras do projeto, Juane Vailant, explica que a  proposta do laboratório é combinar momentos de aprendizado e trocas coletivas com atendimentos individualizados.

 Curso de Roteiro com bolsa de mil reais no Espírito Santo“Para as instrutoras, pensamos em profissionais que tivessem experiência com curtas metragens, mas também com o ensino de roteiro. As duas convidadas para o Remonta LAB pesquisam essas práticas, participam de processos de seleção e percebem as tendências do mercado audiovisual. A Cintia Lima traz um olhar que também passa pela produção e pela curadoria de projetos e a Nathália tem mais experiência como roteirista-diretora, que é um foco que nos interessa bastante.”, explica Juane Vaillant. 

O projeto REMONTA busca em todas as suas atividades promover a capacitação e especialização de estudantes e profissionais para atuarem no mercado audiovisual, onde a equidade entre gêneros ainda é uma realidade distante.O principal objetivo nessa nova fase foi focar no curta-metragem, tipo de projeto audiovisual com mais oportunidades de financiamento no estado. “Além disso, vamos oferecer uma formação mais longa e com o atendimento individual para cada alune, para que ao final o projeto saia pronto para ser inscrito em editais culturais”.

O projeto Remonta LAB conta com recursos do Funcultura/ES por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo

Aula Aberta 

Outra novidade deste ano serão as atividades presenciais que acontecerão no FONTE HUB, espaço de inovação e produção audiovisual da Rede Gazeta. No local, haverá a abertura do Remonta LAB e uma Aula Aberta para as pessoas inscritas, no dia 8 de julho. 

Durante a abertura as selecionadas para o laboratório terão um momento de apresentação do projeto e logo em seguida haverá uma Aula Aberta, que fará uma introdução ao roteiro audiovisual de curta-metragem, ministrada pela Cíntia Lima. Para a participar da Aula também será preciso inscrição, que será aberta em breve nas redes do projeto www.instagram.com/remontaaudiovisual 

Conheça as instrutoras:

 Curso de Roteiro com bolsa de mil reais no Espírito SantoCíntia Lima (PE) é diretora, roteirista e atriz. Seus filmes experimentais estiveram presentes tanto em exposições de arte como mostras e festivais de cinema. Desde 2017, a partir do encontro formativo com o roteirista cubano Eliseo Altunaga, tem se dedicado à escrita, pesquisa e formação na área de roteiros de ficção. É idealizadora e professora da formação em roteiro “Nossas Narrativas”, projeto com foco na formação de roteiristas dissidentes e periféricos. Em 2020 e 2021, trabalhou como professora de escrita prática e elaboração de roteiro, para o curso de audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim (Fortaleza/CE). Integra desde de 2018 o coletivo Negritude do Audiovisual PE e é diretora artística do Observatório Latino Americano de Realizadoras (OLAR).

Nathália Tereza (MS) cresceu no Centro-Oeste do Brasil. Além de ser roteirista, ela também atua como diretora e fotógrafa. Seu trabalho se destaca por estabelecer um diálogo entre diferentes regiões do país, promovendo um intercâmbio cultural, familiar e afetivo. Nathália Tereza co-dirigiu o longa-metragem "Solange" e já dirigiu diversos curtas-metragens, como "A mulher que sou", "De tanto olhar o céu gastei meus olhos", "A outra margem" e "A casa sem separação".

PORTAL  SBN 

Últimas da Bahia

Veja Mais +