Crianças no telemóvel? Por quanto tempo? Esclarecemos todas as dúvidas

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Crianças no telemóvel? Por quanto tempo? Esclarecemos todas as dúvidas

Tecnologia - Cuidados

Se pensa frequentemente no tempo que o seu filho está a olhar para o ecrã do telemóvel, então vai gostar de saber que a Academia Americana de Pediatria (AAP) emitiu recomendações em relação a este assunto de forma a garantir um equilíbrio saudável. 

“Existem riscos e benefícios associados à utilização de media. O fundamental é desenvolver hábitos que ajudem a sua família a encontrar um equilíbrio saudável. Pode decidir qual o uso de media que é melhor para a sua família”, nota a AAP de acordo com o site 9to5mac, reforçando no entanto que crianças e adolescentes devem ter entre 8 a 12 horas de sono, uma hora de atividade físico e tempo sem estarem a olhar para ecrãs.

A AAP esclarece que as crianças e adolescentes dos dias de hoje “crescem numa época de experiências de utilização dos meios de comunicação altamente personalizadas”, notando então que os pais “devem desenvolver planos de utilização dos meios de comunicação personalizados para os seus filhos” e que estes devem ter em conta “a idade, a saúde, a personalidade e a fase de desenvolvimento de cada criança”.

Para crianças com menos de dois anos, a AAP recomenda que os pais escolhem o que a criança deve ver, que vejam estes conteúdos na sua companhia e que evitem que a criança tenha acesso não vigiado ao dispositivo.

No que diz respeito a crianças mais velhas e adolescentes, o organismo considera que os pais devem ter conversas com os filhos e crianças a seu cuidado sobre o uso de media, nomeadamente sobre o que assistem, com quem comunicam na Internet e o que aprenderam com estas experiências.

Naturalmente, pode haver sempre exceções a estas regras. Videochamadas com entre queridos mais distantes, voos de avião, fins de semana um pouco mais relaxados, entre outras situações.

PORTAL  SBN 

Últimas da Bahia

Veja Mais +