Portal SBN - Sistema Brasileiro de Notícias

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Você conhece alguém que se acha sempre “o melhor em tudo”?

Kellen Zandominique de Angeli
Colunista - Kellen Zandominique De Angeli

Quem aí nunca se deparou com uma pessoa que sempre é a melhor em tudo?

Essa pessoa precisa sempre ter o melhor emprego, o melhor cargo, o melhor carro etc. se você chegar falando que conquistou 3 novos clientes essa pessoa vai falar que já está dispensando clientes de tanto que já tem, ou seja, qualquer situação que você falar a pessoa já passou, já tem ou já teve melhor. De início parece um movimento muito saudável, pois quem não quer ter o melhor não é mesmo? Mas não demora muito para você perceber o quanto isso é um sentimento ruim e que se a pessoa não tomar cuidado ela pode acabar sozinha, pois isso se torna sufocante e aos poucos todos vão se afastando dela.

Já ouviu falar que tudo em excesso na nossa vida é uma disfunção? Pois bem, quando o indivíduo passa a ser extremamente exagerado em ser o melhor e ter sempre o melhor pode ser muito prejudicial a sua vida como um todo.

O que será que está por trás desse sentimento?

São diversos fatores que temos que avaliar pois cada situação tem a sua particularidade, mas geralmente pessoas que precisam o tempo todo mostrar que é "o melhor em tudo" pode sofrer de autoestima frágil ou baixa, não saber quem ela realmente é (competências, habilidades, autoconhecimento etc.) também aumenta essa dependência emocional.

Vamos entender melhor como se forma a baixa autoestima:

A autoestima está diretamente ligado a quantidade e qualidade de amor proferido pelos pais quando éramos pequenos, tudo o que você viu, ouviu e sentiu dos 0 aos 12 anos ficaram “instalados” em você e é exatamente esse sentimento que vai ditar a sua vida, por exemplo: Se você teve pais omissos, provavelmente quando era criança gostava muito de chamar atenção em busca do mínimo de carinho possível, quando essa criança cresce inconscientemente continua precisando de aprovação das outras pessoas, o que vai gerando cada vez mais baixa autoestima, pois este adulto procura preencher um vazio que foi deixado lá na sua infância, isso vira uma bola de neve cada vez maior até que este indivíduo tenha consciência deste comportamento e decide mudar.

Vale ressaltar que o importante aqui é ter consciência do que nos faltou na infância e nunca, JAMAIS culpar os pais por algum comportamento, pois naquele momento eles fizeram o melhor que eles poderiam, eles também foram vítimas de outras vítimas por isso não cabe julgamentos.

Alguns sintomas da baixa autoestima:

Recomendo que marque um X em todos os pontos que você perceber em você:

(   ) Agressivo

(   ) Tímido 

(   ) Arrogante

(   ) Impaciente

(   ) Riso falso

(   ) Melhores que os outros

(   ) Competitivos 

(   ) Subservientes

(   ) Rebeldes à autoridade

(   ) Prepotentes 

(   ) Perfeccionista

(   ) Procrastinador

(   ) Ébrios, fumantes

(   ) Dependentes químicos 

(   ) Faladores

(   ) Viciados em séries 

(   ) Donos da verdade

(   ) Baixa afetividade


Agora que já marcou todos os sintomas, peço que analise a quantidade marcada e reflita em relação a sua vida neste momento, depois de todo esse conhecimento adquirido nessa reportagem, você terá consciência do que você mais precisa mudar, e vou te dá uma excelente NOTÍCIA, toda mudança começa tendo a CONSCIÊNCIA, agora é preciso de uma decisão (atitude) para a sua vida mudar radicalmente. 

E aí, o que você decide fazer de diferente a partir de agora para alcançar uma vida mais leve e feliz?

Me segue no Instagram @kellendeangeli e pode me chamar por lá e falar a sua decisão, vai ser um prazer lhe ajudar nesse processo de mudança e transformação que é incrível. 

Conte comigo!

PORTAL  SBN