Siga-nos

Governo do Estado inaugura estação de esgoto com geração própria de energia em Vila Velha

Governo do Estado inaugura estação de esgoto com geração própria de energia em Vila Velha
16 março 10:28 2026 Imprimir notícia

Uma nova estação de tratamento de esgoto entrou em operação neste sábado (14/06/2026) na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. A unidade tem capacidade média de 150 litros por segundo, o equivalente a cerca de 12,9 milhões de litros de esgoto tratados por dia, e amplia o atendimento do sistema de esgotamento sanitário para mais de 72 mil moradores.

Governo do Estado inaugura estação de esgoto com geração própria de energia em Vila Velha
Foto: Hélio Filho/Secom

O empreendimento recebeu investimento estimado em R$ 140 milhões e integra o sistema operado pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). A estação também conta com uma planta fotovoltaica instalada no local, dimensionada para atender a demanda energética da própria unidade.

Durante a inauguração, o governador Renato Casagrande afirmou que as obras em andamento na Região Metropolitana devem ampliar a cobertura de tratamento de esgoto. Segundo ele, “estamos caminhando para a universalização do tratamento de esgoto na Região Metropolitana”, resultado de intervenções já contratadas e em execução, o que, de acordo com o governador, pode permitir que o Estado “atinja índices acima de 90% entre 2027 e 2028, antes do prazo de 2033”.

A usina solar da estação reúne cerca de 3 mil placas fotovoltaicas, com geração estimada de 6.858 kWh por dia, ou aproximadamente 205.740 kWh por mês.

O vice-governador Ricardo Ferraço afirmou que a obra integra investimentos realizados no município nos últimos anos. Segundo ele, “Vila Velha tem recebido os maiores investimentos da história”, com recursos aplicados em diferentes áreas, o que, de acordo com o vice-governador, “faz diferença na vida da população”.

A estação atenderá bairros como Barra do Jucu, Interlagos, Terra Vermelha, Jabaeté, Santa Paula I e II, Riviera da Barra e Barramares, em Vila Velha, além de Recanto da Sereia, em Guarapari.

Portal SBN | Lucas Queiroz

Deixe seu comentário

Leia também

Destaques

Posts mais visitados no mês 06/2026

Nenhum post para este mês "06/2026"

Siga-nos no Fecebook