Bandes e Vale firmam parceria para impulsionar economia verde no Espírito Santo
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a Vale S.A. assinaram, nesta terça-feira (15/04/2025), um protocolo de intenções para fomentar a cadeia da economia verde no Estado. O foco da iniciativa está no incentivo à produção e consumo de combustíveis de baixo carbono, como o biometano, o hidrogênio verde e tecnologias de captura e armazenamento de gás carbônico (CO₂).
O documento, assinado no Palácio Anchieta, em Vitória, contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e dos secretários Sérgio Vidigal (Desenvolvimento) e Felipe Rigoni (Meio Ambiente). A proposta busca estruturar modelos de negócios e financiamento que favoreçam a descarbonização da indústria capixaba, especialmente nos setores de mineração e siderurgia.
“Estamos montando um ciclo virtuoso e essa parceria com a Vale é animadora. O Fundo de Descarbonização já começa com meio bilhão de reais e será um instrumento essencial para atrair investidores e estimular a transição energética”, afirmou o governador Casagrande.
Segundo o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, a cooperação fortalece o papel do banco no apoio a projetos sustentáveis. “O Espírito Santo tem vocação logística e ambiental para liderar essa transformação. Estamos reafirmando o compromisso com a inovação e com a economia verde”, disse.
A gerente de Mudanças Climáticas da Vale, Vivian MacKnight, destacou que o protocolo reforça a estratégia da empresa em buscar soluções inovadoras para reduzir emissões. “Temos metas claras de descarbonização e acreditamos que o Bandes pode ser uma alavanca para tornar isso realidade”, afirmou.
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa. “Somos o primeiro estado em que a Vale se associa dessa forma a um banco de desenvolvimento. É um produto diferenciado, sinalizando ao país o caminho da transição energética”, afirmou.
A parceria marca mais um passo do Governo do Espírito Santo na consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à neoindustrialização, com o Bandes atuando como catalisador da inovação verde.
Portal SBN
Leia também
Linhares está com inscrições abertas para curso de costureira de tecido malha
Linhares OPORTUNIDADES
Últimas do Portal SBN
Deixe seu comentário