"Amunes na Estrada" vai a Águia Branca
Projeto da Associação dos Municípios conta com parceria da Assembleia Legislativa,O Legislativo estadual foi ao município de Águia Branca, que recebeu o evento “Amunes na Estrada - Articulação e Interiorização em Defesa dos Municípios”, projeto da Associação dos Municípios do Espírito Santo em parceria com a Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales).
O encontro, que contemplou os municípios da Região Noroeste do Estado, aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), na Câmara de Vereadores. Participaram o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos); o presidente da Amunes, prefeito Luciano Pingo; o subsecretário de Estado de Desenvolvimento, Luiz Paulo Vellozo Lucas, além de autoridades da região e representantes da Escola de Servidores Públicos do Espírito Santo (Esesp), IPAJM, Bandes e Sebrae.
A Região Noroeste é constituída pelos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Marilândia, Mantenópolis, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério. Juntos, os 15 municípios contam com cerca de 400 mil habitantes.
O prefeito de Águia Branca, Jailson José Quiuqui, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre gestores municipais, instituições e Poderes Legislativo e Executivo Estadual. “É motivo de muita alegria esta parceria da Ales com os municípios e com a Amunes. Prefeito não faz nada sozinho e é fundamental contar com outras instituições para debater o desenvolvimento dos municípios. A administração pública tem de estar preparada e estamos tendo esse suporte da Casa dos Municípios e da Amunes”, disse o chefe do Executivo.
Desenvolvimento sustentável
Levar mais informação e capacitação para os atores da administração municipal é um dos objetivos do governo do Estado. A informação é de Luiz Paulo Vellozo Lucas, que apontou os resultados da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento Regional, lançado em 2019 e cujo principal produto é a realização de diagnóstico dos municípios em todas as regiões a fim de formular um plano de ação específico para cada localidade.
Vellozo Lucas afirmou que, na primeira etapa do estudo, concluída em 2022, as regiões Nordeste e Noroeste apresentaram os piores índices, o que incitou os gestores municipais a se informarem sobre os levantamentos dos dados a fim de conhecerem melhor as demandas locais.
“As prefeituras precisam usar essas informações para elaborarem as prioridades anuais. É preciso que vocês comparem esses índices e vejam o que é preciso para melhorar aqui na região, porque isso qualifica as demandas. No governo, nós vamos trabalhar pelo índice, que é baseado em estatísticas, em evidências”, disse.
Capacitar para desenvolver
A diretora-presidente da Esesp, Laís Alves Garcia, abordou a importância de fortalecer a gestão municipal por meio do aprimoramento das habilidades dos trabalhadores públicos. Ela apresentou as possibilidades da instituição para o desenvolvimento dos colaboradores do serviço público capixaba.
“Temos cursos específicos para os gestores, e é fundamental que as respectivas equipes sejam incluídas nessas capacitações. É importante que cada município entenda a importância de fortalecer seu corpo técnico, preparando os servidores ante os desafios do dia a dia, para que a sociedade receba sempre um serviço de qualidade”, pontuou.
O deputado Marcelo Santos conclamou os gestores municipais a trabalharem em conjunto com o Estado e a Amunes, a dialogarem entre si, a fim de fortalecer as regiões e não somente os municípios.
“Esse trabalho é uma união de forças que discute problemas e debate soluções com as comunidades, trazendo conteúdo rico e importante para a população. Essa união é uma oportunidade de fazer gestão moderna para as cidades. Além da capacitação, que o governo do Espírito Santo promove, e que a Assembleia Legislativa está como parceira. (…) Mas é importante que cada um faça a sua parte. Se não arregaçarmos as mangas, se não entendermos o que é melhor para a cidade, se não discutirmos com as cidades vizinhas, não produziremos resultados melhores”, afirmou o presidente da Ales.
Conforme Luciano Pingo, o objetivo do “Amunes na Estrada” é potencializar o debate com os municípios e melhorar o trabalho dos gestores. Ele informou que um dos projetos da entidade é a criação de um rede de comunicação própria, com TV, rádio, podcast e revista. Além disso, há a estruturação de programa de capacitação, como academia de gestão municipal. “A Amunes é mais um parceiro que quer somar com vocês. A associação foca no Poder Executivo, mas queremos capacitar todo mundo envolvido na administração pública, a fim de preparar a sociedade para uma qualidade de vida cada vez melhor”.
Além da Assembleia Legislativa, o “Amunes na Estrada” conta com as seguintes parcerias: Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves). As instituições ligadas ao governo estadual vão oferecer capacitações, que devem ser iniciadas em agosto deste ano.
A Ales participa do projeto por meio da Casa dos Municípios, órgão que presta assistência e orientação às prefeituras e atendimento das demandas junto aos diversos entes da administração pública estadual e federal.
Confira as próximas reuniões do projeto
14/07/2023 – Vargem Alta – Região Central Sul (Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Apiacá);
21/07 – Aracruz – Região Rio Doce (Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama);
28/07 – Rio Novo do Sul – Região Litoral Sul (Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Iconha, Anchieta e Alfredo Chaves);
04/08/2023 – Itarana – Região Central Serrana (Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina);
11/08 – Brejetuba – Região Sudoeste Serrana (Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Laranja da Terra);
18/08/2023 – Cariacica – Região Metropolitana (Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Serra e Fundão)
Portal SBN