20 mortos, sete desaparecidos e milhares de atingidos: veja rastro de destruição após temporal
Mortes e destruição. Esse é o cenário de várias cidades do Sul do Espírito Santo após um forte temporal entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23/3). A tragédia no estado deixou aos menos 20 mortos, 7 desaparecidos e mais de sete mil pessoas fora de casa. O governo do estado decretou situação de emergência em 13 municípios.
A Defesa Civil Estadual divulgou o boletim nesta terça-feira (26/3) e uma hora depois atualizou o número de desaparecidos de seis para sete. Todos os desaparecidos são da cidade de Mimoso do Sul.
Muitas famílias perderam tudo. A força da água foi grande. Quebrou muros, derrubou paredes de residências, invadiu lojas, escolas e prédios públicos, arrastou carros e caminhões. Além de vidas perdidas, o prejuízo passa pela perda de roupas, móveis e documentos. Nos locais mais afetados, também há registros de falta de energia, água e até comida.
Nesta reportagem, o g1 mostra um panorama dos principais impactos causados pelo temporal. Serviços básicos foram atingidos, como postos de saúde e escolas. Cidades e comunidades também ficaram isoladas.
Durante o temporal, entre sexta e sábado, algumas cidades chegaram a registrar mais de 300 milímetros de chuva no acumulado de 24 horas, mais do que o dobro do que estava previsto para todo o mês de março.
Equipes da Defesa Civil estadual e também de cada município afetado ainda estavam, até esta segunda-feira (25), realizando resgates. Havia dificuldades em fazer levantamentos totais de estragos, isso porque em muitos locais o acesso ainda estava complicado.
Confira abaixo o ponto a ponto da tragédia da chuva no ES:
Mortes
Quem eram as vítimas?
Desaparecidos
Desalojados e desabrigados
Rastro de destruição
Serviços essenciais afetados
Ajuda
Mortes
Mimoso do Sul foi a cidade mais prejudicada pela chuva. Por lá, foram ao menos 18 mortes. Outras sete pessoas estão desaparecidas no município, segundo a Defesa Civil estadual.
Entre os mortos que tiveram a identidade confirmada na cidade, cinco eram moradores de uma Casa de Idosos. São eles:
Davi Gomes da Silva, 51 anos
Gilda Hastenreiter Leite Chalito, 50 anos
Ester Santanna dos Santos, 26 anos
Flávia Barboza Almeida, 20 anos
João Carlos Alves Ferreira, 58 anos
Além das vítimas da Casa de Idosos, as outras 13 vítimas identificadas são:
Adair Antônia Fernandes Medeiros, 43 anos
Leonardo Fernanes Medeiros de Souza, 6 anos
Denise Beraldes Mendes
Lorena Moraes Miguel, 17 anos
Luzia Catarina de Souza Gonçalves
Rosa Tome Poldi
Antonio Marcos Fernandes de Souza
Nelson Martins
Rodrigo Moraes Miguel, 23 anos
Sergio Luiz de Souza
Regina Montella Vançato
Denise Ramos Vançato
Heloísa Cornélio Pastor, 8 anos
Já em Apiacá, cidade vizinha a Mimoso, duas mortes foram confirmadas. São elas:
Clara Treggi Moutinho, de 87 anos
José Ricardo de Oliveira Queiroz, 64 anos
Ainda segundo a Polícia Científica do estado, a vítima Ester Santána dos Santos e João Carlos Alves Ferreira não possuem familiares e estão aguardando liberação judicial para sepultamento.
A polícia não divulgou a idade de todos os mortos confirmados e orientou apenas que possíveis familiares compareçam ao local para iniciar o processo de checagem da identidade e liberação.
PORTAL SBN