Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99914-9706
    André Oliveira

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Comer é o melhor remédio para o intestino preso

Comer é o melhor remédio para o intestino preso

Compartilhe esse post

Alimentação

Diga-me o que comes e te direi como seu intestino funcionará. Sim, a questão é tão simples quanto isto: a alimentação tanto pode desencadear a prisão de ventre como ser a solução - seja na hora de frear este mal ou de preveni-lo. Para manter o nosso segundo cérebro funcionando corretamente, o melhor é investir em determinados alimentos.

De acordo com Dale Pinnock, um dos autores mais conceituados de livros sobre nutrição e alimentação médica, há um alimento barato e comum no dia a dia que pode fazer toda a diferença: a maçã. Por conterpectina (fibra solúvel) e bons níveis de água na composição, a maçã favorece a saúde digestiva, passando e se 'transformando' com facilidade.

Benéfica para a saúde cardiovascular, mas também para o sistema imunológico, a cebola é um alimento prebiótico que ajuda a combater a prisão de ventre. Como? Através do polissacarídeo inulina, que ajuda a cuidar das bactérias intestinais, deixando o sistema digestivo eficaz e saudável.

Quem gosta de aderir a modas alimentares pode sempre apostar em dois alimentos: a chia e a tâmara. No caso da chia, esta pequena semente é um dos alimentos com melhor teor de fibra solúvel, conseguindo ainda zelar pela saúde nas bactérias que lá habitam. Quanto à tâmara, este alimento possui efeito direto no controle do peso, na saúde cerebral e, claro, na luta contra a obstipação. Contudo, destaca o autor em declarações ao site Mind Body Green, não é pelo fato das tâmaras fazerem bem que podem ser consumidas sem limites, pelo contrário: o consumo exagerado pode ter efeito oposto e causar prisão de ventre.

Se o objetivo é combater a constipação sem aumentar o porte calórico, então a maior aliada é a berinjela, pois trata-se de um alimento versátil, rico em água e fibra e que possui um baixo teor calórico.

E não podemos esquecer da aveia, um cereal que tem um bom conjunto de vitaminas e minerais na sua composição e oferece ainda proteína. A aveia é detentora de um elevado nível de fibra solúvel, mais concretamente, de beta-glucanos, que passam facilmente pelo trato digestivo, deixando-o protegido.

E como a fibra é o ingrediente chave para o combate à prisão de ventre, nada como adicionar mais leguminosas à dieta, dando especial atenção ao feijão, que contém fibra solúvel e insolúvel.

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário